Tomar sorvete pode causar uma desagradável dor de cabeça

É uma sensação à qual é chamado coloquialmente de “cérebro congelado”

Comer sorvete é um dos grandes prazeres do verão. Mas, às vezes, o gozo pode se tornar uma tortura. E é que, algumas vezes, um delicioso sorvete pode ser a causa que nos conduzam a uma desagradável dor de cabeça. É um estranho fenômeno que é conhecido como “cérebro congelado”.
Embora pareça algo realmente raro, o certo é que os estudos realizados revelam que uma em cada três pessoas tem experimentado este síndrome, pelo menos uma vez em sua vida. Seu nome científico é sphenopalatine ganglioneuralgia, ou neuralgia do gânglio esfenopalatino.
Com esse nome se refere às terminações nervosas que se encarregam de transmitir ao cérebro as sensações do paladar. E, às vezes, ao sentir um estímulo frio, essas terminações podem contrair-se e dilatar-se de forma brusca, o que provoca a dor de cabeça que aludíamos.
Trata-se de uma dor breve, mas muito intenso, o que se nota principalmente acima dos olhos ou ao redor destes. Alguns estudos realizados revelaram que a velocidade com que se coma o sorvete pode influenciar sentir-se ou não essa trabalheira. Ou seja, quanto mais rápido nos o comamos, mais possibilidades há de que se nos “congelar” o cérebro.
fonte: EurekAlert.
Tomar sorvete pode causar uma desagradável dor de cabeça