Por que o que julgou saber sobre nutrição não serve de nada?

Um novo estudo afirma que a dieta habitual não é simplesmente a soma de seus nutrientes

Tradicionalmente, as pesquisas referentes ao impacto de um alimento para a nossa saúde tem-se baseado no conteúdo de nutrientes individuais, tais como proteínas, gorduras, carboidratos, etc., Mas, uma nova pesquisa publicada na revista American Journal of Clinical Nutrition, mostra que os efeitos sobre a saúde de um produto alimentar não pode ser determinado sobre a base de nutrientes individuais que contém, mas que a dieta deve ser avaliada em seu conjunto. Ou seja, devem ser tidos em conta os alimentos que são consumidos ao mesmo tempo.
De acordo com Tanja Kongerslev Thorning, principal autora da pesquisa, os cientistas levam perguntando muito tempo a razão de que os efeitos reais de um alimento sejam contrários aos efeitos esperados, tendo em conta a base de seu teor nutricional, razão que levou a investigar mais de perto. “Quando comemos, não consumimos os nutrientes de cada alimento, de forma individual, mas um prato em que se combinam vários produtos. Por isso, há que avaliar os produtos alimentícios em seu contexto”.
Isso não significa que a composição de um determinado alimento pode alterar as propriedades dos nutrientes nele contidos, de forma que não se pode prever uma análise de seus nutrientes individuais. Por exemplo, os produtos lácteos, como o queijo têm um menor efeito sobre o colesterol no sangue do que o que poderia crer-se sobre o seu conteúdo em gordura saturada. Existem interações entre os nutrientes de um alimento que são importantes pelo seu efeito global sobre a saúde.
Conforme explica Kongerslev, “outro exemplo são as amêndoas. Contêm uma grande quantidade de gordura, mas livram menos gordura do que o esperado durante a digestão. Os efeitos sobre a saúde de um alimento são, provavelmente, uma combinação de relacionamento entre seus nutrientes e também os métodos utilizados para a sua preparação ou de produção”.
Fonte: eurekalert.org
Por que o que julgou saber sobre nutrição não serve de nada?