O Centro Internacional de Nutrição e Enfermagem (Cine)

A cena (janta) é uma das principais refeições em toda a América Latina. De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) a obesidade é uma das doenças que mais cresce em todo o mundo, principalmente no Brasil. A alimentação desequilibrada é a principal causadora dessa situação que muito afeta na saúde e autoestima.

O tema do ano do Centro Internacional de Nutrição e Enfermagem (Cine) é a janta, conhecido na América Latina como cena. Na reunião dos congressistas foi ressaltadas várias dicas e sanado dúvidas mais comuns dos pacientes:

  • O que comer na janta?
    Comidas levez, sem carboidrato. Prefira saladas acompanhadas de um pouco de proteína. Se você quer emagrecer então aposte nas fibras, isso te ajudará a passar toda a noite sem ter vontade de comer novamente.
  • Qual é a hora certa de jantar?
    A hora certa para jantar depende do organismo de cada um, principalmente de que horas começa e termina suas atividades diárias. Recomenda-se no entanto não comer pouco antes de dormir. Para quem chega em casa perto das 18 ou 19 horas o horário máximo para jantar é as 20 horas.
  • O jejum faz bem?
    Sim, o jejum faz bem. No entanto, não é recomendado passar mais de 12 horas sem comer. Se você quer emagrecer então pode reduzir a quantidade de comida da sua janta, mas evite ficar longos períodos sem ingerir nenhum alimento.
  • Quem tem refluxo pode comer antes de dormir?
    Não é recomendado. Ao deitar-se o suco gástrico volta com mais facilidade, provocando desconforto, insônia, dores de cabeça e azia.
  • Devo criar uma rotina?
    Sim. Mesmo que para alguns ter uma rotina pode ser algo emocionalmente desgastante, ao organismo isso faz muito bem porque o estimula a trabalhar sempre da mesma forma sem abrir exceções.

Sobre o Cine

Este blog foi criado inicialmente para discussão de nutrição, o tema específico do ano para o Centro Nacional de Nutrição e Enfermagem. O grupo foi criado em 2012 numa organização voluntário do profissional de vários países como Uruguai, Cuba, Argentina e Brasil.

Os profissionais participantes fazem postagens irregulares com a missão de disseminar conteúdo confiável e de qualidade sobre o assunto. A inciativa satisfaz o objetivo do próprio Centro organizado, que tem como um de seus 5 pilares a divulgação de informação para a sociedade latina em geral.