Como é a estrutura de proteína que causa a doença de Alzheimer?

Cientistas da Universidade de Cambridge conseguiram ver pela primeira vez em alta resolução estruturas biomoleculares da proteína TAU associada a esta doença.

A presença de filamentos de TAU tem sempre sido associada a doenças neurodegenerativas, incluindo a doença de Alzheimer, mas nunca até agora se tinha conseguido captar imagens tão nítidas como se estruturam dentro do cérebro do doente. Por isso, uma equipe da Universidade de Cambridge, liderado pelo professor Michael Goedert, serviu-se da criomicroscopia eletrônica para estudar de perto as amostras tiradas de uma paciente de 74 anos com esta doença. Graças a esta técnica, realizada a temperaturas muito baixas, foi possível caracterizar a nível anatômico dos filamentos de TAU e oferecer uma descrição detalhada das diferentes composições helicoidais e retas desta proteína nos neurônios. Esses microtúbulos, impedem o transporte adequado de nutrientes e de estímulo entre os neurônios, o que faz com que as células morram e o tecido irá deteriorar-se, provocando as diferentes doenças neurodegenerativas. Por isso, ter uma imagem clara de como é a sua estrutura ajudá-lo na luta contra o Alzheimer, a desenvolver medicamentos mais adequados para tratá-lo.
Pensa assim, o Dr. James Pickett, chefe de pesquisa da Sociedade de Alzheimer no Reino Unido: “Muitos medicamentos funcionam como uma chave em uma fechadura, e esta descoberta nos permite ver o funcionamento de “fechamento” da Doença e, assim, ajudar os cientistas a criar medicamentos mais precisas que, actuando sobre a proteína TAU e deixem de danificar o cérebro. Desta forma, pode-se projetar um sistema informático que avalie quais são os melhores medicamentos para tratar esta doença e outras de caráter neurodegenerativo””.
Isso sim, o computador avisa que a possível criação de medicamentos para uso em humanos pode levar cerca de 10 ou 15 anos para entrar em vigor.
Estudo publicado em: Revista Nature
Fonte: SINC | The Sun
Tags: mal de alzheimer, Doenças neurodegenerativas, proteína, saúde e TAU.
Como é a estrutura de proteína que causa a doença de Alzheimer?