A perigosa bactéria que vive em parques de Madrid

É chamado Clostridium difficile e o de cidad aos seus largas nos areneros dos parques infantis, bem como os que usam os cães.

Ao final, o conselho de toda mãe quando jogávamos nos parques infantis de “não leve a mão à boca” ou “não comas areia” (eu sei que mais do que um tiver feito isso) vai ter a sua razão de ser. Não chega a surpreender que esses parques para crianças com areia ou que os próprios areneros que usam cães para jogar são um caldo de cultura de bactérias, mas a investigação levada a cabo pelo Professor José L. Branco, do Departamento de Saúde Animal da Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense, e publicada no livro “Zoonoses and Public Health” (Zoonoses e Saúde Pública) vai mais além ao detectar nestas áreas recreativas uma perigosa bactéria conhecida como a Clostridium difficile.
Os pesquisadores deram com cepas desta bactéria, algumas das quais apresentavam uma maior produção de toxinas e outras ainda apresentavam uma forte resistência aos fármacos usados para acabar com eles (antibióticos como agente ou imipenem), o que poderia representar um risco significativo para a saúde, tanto de pessoas como de animais. Entre os sintomas: a partir de umas simples diarreia, perda de apetite ou náuseas, até uma doença potencialmente mortal de cólon (colite grave).
Para a realização do estudo tomaram-se amostras de 40 parques infantis e areneros para cães de Madrid, Lisboa e Porto, em julho de 2015. De todos eles, 21 foram positivos para a presença da bactéria, 12 das áreas reservadas para cães e os outros 9 as áreas para crianças:”Nossos resultados são apenas uma chamada para a ação. Por isso, esperamos que este patógeno emergente se tome em conta em futuros estudos ambientais”, diz Branco. Por outro lado, alerta para o fato de que o livre acesso de animais domésticos e selvagens a estas áreas de lazer pode aumentar a carga de contaminação microbiológica: “As crianças são, normalmente, são considerados como o grupo potencial de risco de exposição ambiental a patógenos, não só porque são usuários freqüentes de parques infantis, mas porque existe uma alta predisposição à que chegam a consumir areia, e devido à imaturidade de seus sistemas imunológico, neurológico e digestivo”.

O que é a Zoonoses?
Como você pode ler, o professor Branco é especializado em Zoonoses. Se mais de um, ficou com cara de o que significa o termo vos explicamos. Trata-Se de qualquer doença que é transmitida de forma natural dos animais (vertebrados) ao homem, e vice-versa. Entre elas, por exemplo, o vírus do Ebola ou a salmonelose.
Fonte: EurekAlert | Express
Tags: areneros, bactérias, doenças, crianças e cães.
A perigosa bactéria que vive em parques de Madrid