Por que as feridas na boca são curados antes?

Uma molécula descoberta recentemente, a histatina 1, tem a resposta

Talvez você tenha feito a pergunta de por que as feridas na boca curados antes que em outros lugares do corpo. Uma molécula relacionada com a criação de novos vasos e identificada recentemente tem a resposta.
A histatina-1 foi descoberta por pesquisadores chilenos, é uma substância que apresenta na saliva e tem atividade ‘angiogénica’. Em román paladino, contribui para a formação de novos vasos. Além disso, também promove a migração e adesão celular.
O curioso do assunto é que a histatina-1 promove muitas ações que já sabiam que participaram na reparação dos tecidos. Ou seja, quando ocorre uma ferida é fundamental que a área esteja bem perfundida para que cheguem células que consertem o tecido (b) e que estes adiram corretamente a lesão. Além disso, há outras substâncias que também participam, como por exemplo, os fatores de crescimento.
O bom é que agora é conhecido melhor como pode ajudar a desencadear esse processo e o que é mais importante, abre a porta a usar a histatina-1 em produtos que podem ajudar na cicatrização de feridas, uma situação que, como você pode imaginar, encontra-se muito frequentemente em hospitais e centros de saúde.
Por que as feridas na boca são curados antes?