O que acontece se você estoura um traque no olho?

Pode provocar a chamada ptisis bulbi ou ruptura do glóbulo ocular

O verão é época de verbena e elas não costumam faltar os artefatos pirotécnicos de todo o tipo. Mas, como são perigosos? O Que pode acontece se nos estoura um deles perto de um olho? Uma equipe de oftalmologistas do Institute of Postgraduate Medical Education and Research, da Índia, foi publicado um estudo em que analisa um caso semelhante.
Os especialistas atenderam que tinha vários fragmentos de um traque inscrustados no olho por causa da onda de choque. Tal como descrevem os médicos conseguiram retirar os que tinha no olho esquerdo. mas o direito, o diagnóstico foi mais grave.

A explosão tinha-lhe provocado o que os oftalmologistas chamam ptisis bulbi, trata-se de uma atrofia ou ruptura do glóbulo ocular. Em alguns casos, é possível pegá-la, mas o que nos ocupa, todos os fluidos internos do olho haviam derramado e o dano era irreparável, provocando a cegueira total desse olho.Em situações semelhantes, a única opção possível é colocar uma prótese depois de realizar a enucleación do olho, que é a retirada do glóbulo ocular, mas mantendo os músculos, as pálpebras e a glândula lacrimal. Outra opção que, em algumas ocasiões, é possível fazer uma evisceração, preservando as camadas exteriores do glóbulo ocular, e colocando em seu interior um implante que lhe de volume.Então, se este verão vão manipular fogos de artifício ou de artefatos semelhantes, o melhor é não se esquecer de colocar a proteção adequada para os olhos.Fonte: LiveScience.
O que acontece se você estoura um traque no olho?