A luz artificial aumenta o risco de câncer de mama

As mulheres que passam muitas horas expostas a este tipo de iluminação têm maior probabilidade de contrair esta doença

De acordo com uma nova pesquisa realizada por cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard TH Chan (Estados Unidos), publicada na revista especializada Environmental Health Perspectives, aquelas mulheres que vivem em áreas urbanas com alta poluição luminosa e, especialmente aqueles que trabalham no turno da noite, têm um maior risco de sofrer um câncer de mama.
Segundo explicou Peter James, principal autor do estudo, “nesta sociedade industrializada, a iluminação artificial é praticamente onipresente. Nossos resultados sugerem que esta extensa exposição à luz artificial durante a noite pode representar um fator de risco para o câncer de mama”. Não é o primeiro estudo que afirma que a luz pode ter efeitos prejudiciais para nós. Pesquisas anteriores já haviam sugerido que a exposição à luz artificial durante a noite contribui para diminuir os níveis de melatonina, o que, consequentemente, altera os nossos ritmos circadianos.
Para chegar a estas conclusões, os cientistas estudaram em profundidade a 110.000 mulheres durante 24 anos (1989-2013): onde residiam, se faziam turnos noturnos, seu estado de saúde e, também, seu nível socioeconômico. Foi assim como os pesquisadores detectaram que as mulheres que viviam em zonas com alta poluição luminosa tinham cerca de 14% mais de risco de ter câncer de mama do que aquelas que viviam em áreas menos iluminadas. Há que notar que este efeito só foi detectado em mulheres fumadoras, exfumadoras e premenopaúsicas.
Conforme explicam os pesquisadores, é provável que o maior risco para as mulheres que trabalham no turno da noite, em consequência de que o turno de trabalho e a luz artificial influenciam o ritmo circadiano, o que favorece o surgimento do câncer de mama.
Via | seeker.com
A luz artificial aumenta o risco de câncer de mama