Qual é a ‘nova’ doença transmitida por um carrapato que matou uma mulher?

Mal-estar, dor de cabeça ou erupção cutânea são alguns dos sintomas que pode causar

Uma mulher do estado americano de Missouri compareceu ao hospital, porque começou a se sentir mal. Relatou que havia encontrado um par de bactérias aderidas à sua pele, que retirou. Já no hospital, começou a sentir dores intensas de cabeça, apareceu em sua pele uma erupção avermelhada, e seus glóbulos brancos diminuíram de forma significativa.
O que pode esta acontecendo com o paciente? Um médico experiente provavelmente pensaria que a mulher pode ter contraído uma infecção transmitida por carrapatos, tais como a Ricketssiosis, a Febre Q ou a Tularemia. Mas todos os testes para detectar patógenos este tipo enfermedadades ficaram negativo. Então o que acontece? Talvez até o próprio House lhe teria sido difícil dar o diagnóstico.
A resposta está em uma descoberta há apenas três anos. Trata-Se do vírus Bourbon, uma nova doença, descoberta em 2014, transmitida por carrapatos, que se soma à lista de que os médicos agora têm em mente. Infelizmente, a mulher morreu após desenvolver uma falha multiorgánico a causa da infecção, taly como recolhe o portal Live Science.
Até agora só foram detectados um punhado de casos desta infecção, principalmente nos Estados Unidos. O nome da doença vem do lugar em que se encontrou com o caso índice (o nome que se dá ao primeiro caso, o condado de Bourbon, no Kansas. O homem, como a mulher de Missouri, também morreu depois de três semanas de internamento hospitalar.
Existem mais de 50 doenças transmitidas por carrapatos, que podem cursar diferentes sintomas, às vezes inespecíficos, como febre ou erupção cutânea (rash), pelo que o seu diagnóstico não é fácil. Na Europa, a mais frequente é a doença de Lyme, causada pela bactéria Borrellia. Em países como a Áustria e Eslovênia podem chegar aos 120 casos por cada 100.000 habitantes.
Qual é a 'nova' doença transmitida por um carrapato que matou uma mulher?