Por que algumas pessoas morrem, quase ao mesmo tempo em que seus entes queridos?

Um homem de Illinois, morre uma hora após a morte de sua esposa

Debbie Reynolds e Carrie Fisher.
Pode Te interessar…

É verdade que, ao morrer, vê a vida passar como um filme?
Qual é a pior forma de morrer?
As mortes ridículas e estúpidas da história
Acaba de conhecer uma notícia terrível. Issac Vatkin, um cidadão do estado de Illinois, já falecido apenas uma hora depois que sua esposa Teresa, doente de alzheimer. Uma história que comove, sem lugar a dúvidas. Mas este tipo de eventos é mais comum do que se pensa.

Não é nada estranho que haja pessoas que fallezcan muito pouco tempo depois que seus entes queridos. O filósofo, Gustavo Bueno, por exemplo, morreu apenas dois dias depois que sua esposa. A atriz Debbie bruno viana faleceu um dia após a morte de sua filha, Carrie Fisher. E o cantor Johnny Cash só sobreviveu quatro meses sua esposa June.
Estudos psicológicos mostram que este fenômeno se dá preferencialmente (mas não de forma exclusiva) entre pessoas de idade avançada, cujas vidas estão muito vinculadas à de seu parceiro sentimental ou de algum familiar. Ao perder o apoio, a razão de sua vida desaparece, por isso que deixam de lutar e até mesmo de cuidar de si mesmo. Os especialistas comparam com a sobrevivência em uma situação extrema. Algumas pessoas podem fazer esforços sobre-humanos para tentar sobreviver no meio do oceano ou perdidos em um deserto, e desvanecer-se justo quando vêem aparecer a equipe de resgate. Segundo os especialistas, se deve ao fato de que o cérebro deixa de lutar quando já não se vê uma razão para continuar a fazê-lo. E um mecanismo semelhante (embora na versão negativa) parece acontecer quando morre um membro de um casal, especialmente unida.
Mas as causas não são apenas físicas. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, em 2012, revelou que o luto provocado pela morte de um ente querido pode colocar em risco a saúde da pessoa. De acordo com esta pesquisa, a possibilidade de sofrer um ataque cardíaco ou um derrame cerebral subir até 20% após o falecimento de um ente querido, e o risco se mantém durante um período que pode variar entre as vinte e quatro horas e dois meses, de acordo com as pessoas.
Por que algumas pessoas morrem, quase ao mesmo tempo em que seus entes queridos?