Podem os diabéticos a controlar suas células através de seu celular?

Pesquisadores conseguiram criar células cuja produção de insulina e pode ser controlado com um smartphone

Pode Te interessar…

Estar de pé pode reduzir o risco de diabetes
O estresse aumenta o risco de diabetes
Uma baixa resistência ao stress aumenta em 50% os riscos de diabetes tipo 2
Todos nós sabemos que as pessoas com diabetes são obrigadas a injetar insulina diária ou semanalmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 420 milhões de pessoas, um número que se prevê que aumente em 50% nas próximas duas décadas. Por esta razão, os pesquisadores levam décadas a tentar encontrar soluções que melhorem a qualidade de vida desses pacientes. Agora, em um estudo realizado com ratos, os cientistas parecem ter dado com uma solução promissora: células cuja produção de insulina e pode ser controlado através de um smartphone.
A realização corresponde a uma equipe de cientistas chineses, que criaram uma rede sem fio de células que pode ser controlado de forma remota e que foram implantadas em ratos diabéticos. Conforme explica o estudo, publicado na Science Translational Medicine, o experimento foi um sucesso: as células implantadas em ratos puderam produzir insulina e manter o nível de açúcar no sangue dentro dos valores normais.
Conforme explicam os pesquisadores em seu estudo, as células humanas também podem ser geneticamente modificadas com o fim de gerar moléculas e hormônios e oferecer a cada paciente uma solução personalizada. Os cientistas explicam que “as aplicações inteligentes de saúde no smartphone -Android ou Apple – estão mudando os modelos de cuidados de saúde. Uma interface tecnológica pode permitir modificar as células humanas com o fim de que estas sejam controladas através de sinais eletrônicos digitais. Isso, poderia explorar ao máximo o potencial da medicina celular, já que se combina o diagnóstico com precisão terapêutica”. Neste caso, os pesquisadores têm pensado em uma plataforma que permita regular a atividade celular com um telefone com sistema operacional Android.
Para criar as células, os cientistas combinaram tecidos vivos com a tecnologia. Podem produzir insulina quando iluminadas com luz do espectro vermelho distante”. Com o fim de que disponham de uma espécie de ‘interruptor’, os pesquisadores acrescentaram as células através de uma bainha macia biocompatível que possui luzes de LED sem fio, que permitem o desligamento ou ligado através de um campo eletromagnético externo. Para testar se funcionava, implantaram células da pele dos roedores, os que puderam administrar a insulina de forma remota através de uma aplicação móvel.
Fonte: popsci.com
Podem os diabéticos a controlar suas células através de seu celular?