O que é a obstrução biliar? Um futebolista foi curado de seu sobrinho, doando fígado

A doença é caracterizada pela incapacidade de excretar a bile, com o potencial dano para o fígado, o que pode implicar

É provável que o futebolista argentino Alejandro Benítez, de 30 anos, não volte à competição, depois da operação a que foi submetido. Mas pouco importa, já que a intervenção cirúrgica foi para salvar a vida de seu sobrinho, de nove meses.
Benítez doou uma parte de seu fígado para seu sobrinho, já que ele sofria de uma obstrução biliar e a única solução era receber um pedaço de fígado saudável, tal como conta a CNN em espanhol. O que é esta doença? É muito possível que essa obstrução biliar seja consequência do que se conhece como atresia de vias biliares.
Esta patologia caracteriza-se pela imaturidade congênita das vias biliares, de forma que a bile, produzida no fígado, não pode ser conduzida à vesícula e, em seguida, ser excretada para o intestino de forma normal.
Por conseguinte, a bile pode decrescer alternadamente ao longo para o fígado e lesionarlo. Se esta situação se mantém durante o tempo, o fígado pode sofrer um processo chamado fibrose e perder a sua função de filtragem de substâncias nocivas para a produção de proteínas ou vitaminas, entre outras, todas elas essenciais para a vida.
Se o fígado ainda não sofreu uma fibrose extensa, uma operação chamado procedimento de Kasai pode desobstruir as vias biliares, mas se a fibrose é muito importante a única solução é o transplante de, pelo menos, parte do fígado de um doador compatível. Por sorte, isso aconteceu no caso do sobrinho de Alexandre Benítez, que não se importou trocar o futebol pela saúde do pequeno.
O que é a obstrução biliar? Um futebolista foi curado de seu sobrinho, doando fígado