O que é a apneia do sono, que causou a morte de Carrie Fisher?

Alguns estudos estimam que entre 5% da população portuguesa sofre de transtorno que pode causar morte súbita , e cujo principal sintoma são os ronco

Carrie Fisher, a inesquecível princesa Leia de star wars, faleceu no passado dia 27 de dezembro, enquanto o vôo de Los Angeles para Londres. Mas foi agora, quando nós conhecemos as causas de sua morte. de acordo com o relatório dos forenses, a atriz morreu por uma apnéia do sono, agravada por outros fatores. A autópsia revelou que a atriz já havia consumido drogas (embora não tenha superado quais), e que sofria de uma doença arteosclerosa, que levou a uma acumulação de gordura nos tecidos cardíacos.
Mas, o que exatamente é a apneia do sono? Trata-Se de uma patologia que faz com que as vias respiratórias se bloqueiam, enquanto a pessoa dorme, causando pausas respiratórias (apneias) constantes ao longo da noite. As pessoas que sofrem costumam começar a ressonar de forma intensa desde o mesmo instante em que ficam adormecidas, embora tais ronco são interrompidos ocasionalmente por breves instantes de silêncio, que indicam que o paciente está sofrendo de uma apnéia. Este episódio costuma ser seguido de um ronco ou um suspiro provocados por tentativas do paciente de voltar a respirar.
A apnéia do sono é a doença respiratória crónica mais frequente depois da asma, e calcula-se (de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Unidade do Sono do hospital Txagorritxu de Vitória) que, só em Portugal, sofre, entre 3 e 5% da população. Mas, como é que é grave?
A gravidade é avaliada em função do número de apneias que o paciente tem a cada hora. Entre 5 e 15, considera-se que é um caso leve, entre 15 e 30, seria um risco moderado, e acima desse número, considera-se que a situação do paciente é grave. Estima-Se, além disso, que se o nível de oxigênio que flui para os pulmões sofre uma queda de 78%, o risco de morte súbita do paciente aumenta em 80%.
De fato, um estudo realizado em 2013 pelo Midwest Heart Specialists-Advocate Medical Group, realizou durante cinco anos um acompanhamento de mais de mil pacientes com apnéia do sono. E nesse período morreram 142.
A obesidade é uma das principais causas desta doença, já que se estima que quase 80% das pessoas que sofrem têm excesso de peso. Mas também se agrava com fatores como o tabagismo ou o consumo de álcool, ou por questões físicas como ter o maxilar inferior mais curta que a superior.
O que é a apneia do sono, que causou a morte de Carrie Fisher?