O lado bom de ser neurótico

Em alguns casos este traço de personalidade, caracterizado pela preocupação ou culpa, está associada a uma vida mais longa

O neuroticismo é possível explicar como a tendência a experimentar emoções negativas, como preocupação, irritabilidade, culpa ou nervosismo. Nada disso é realmente tentadora, mas estas características, é possível encontrar um lado bom: em alguns casos, pode ajudar a viver mais.
Os resultados decorrentes do estudo da personalidade e a taxa de mortalidade de mais de 300.000 pessoas no Reino Unido. A análise estatística revelou que um maior nível de neuroticismo associava-se a uma mortalidade de 8% menor. Os resultados foram publicados na revista Psychological Science.
Mas este efeito não foi uniforme em todos os indivíduos que puntuaban alto neuroticismo. Uma análise estatística mais aprofundada revelou que o declínio da mortalidade apenas observava as pessoas que valorizavam a sua saúde como ruim ou regular.
Em contrapartida, as pessoas que valorizavam a sua saúde como boa, viver com mais preocupação ou irritabilidade, próprios do neuroticismo, não assegurava uma vida mais longa. Os autores também destacam que, além da condição de avaliar a saúde própria como precária, aquelas pessoas que tinham menos possibilidade de morrer revelaram sentimentos de preocupação e vulnerabilidade nos testes a que foram submetidos.
O lado bom de ser neurótico