O Café com gelo e bactérias fecais? Não, obrigado

3 grandes cadeias de lanchonetes no Reino Unido estão no ponto de mira, após verificação de restos de bactérias coliformes em várias amostras de gelo.

Agora que há calor, apetece tomar um café com gelo, fresquito e que nos faça sentir bem à vontade. Mas os dados extraídos de uma pesquisa realizada pelo programa da BBC Watchdog deixaram mais de um com vontade de pedi-la em sua próxima visita a 3 das principais cadeias de lanchonetes Reino Unido: Costa, Caffè Nero e Starbucks.
O programa pegou 10 amostras de cada uma delas e as 3 encontrou bactérias fecais conhecidas como “coliformes”. Na Costa, 7 amostras deram positivo, frente a 3 nos outros dois estabelecimentos. Os resultados são alarmantes os olhos de Rob Kingsley, especialista em doenças de origem alimentar e um dos principais pesquisadores do Instituto Quadram Bioscience: “Este tipo de bactérias coliformes são um indicador de contaminação fecal, o que significa, essencialmente, que qualquer coisa que você pode encontrar em fezes, também pode encontrar no gelo”, o que implica que, inclusivamente, podem ser encontradas outras bactérias mais perigosas. Portanto, a cadeia de higiene quebrada por algum lugar: “É um indicador de que a fonte da água para o gelo não é a mais adequada”.
As 3 correntes foram expedido a garantir que já estão investigando o caso e que esperam encontrar a solução para o problema o quanto antes. A microbióloga e professora titular da universidade de Leeds Becket University, Margarida Gómez, foi a encarregada de estudar as amostras e crie considerável que a água está contaminada por uma má higiene de quem ele manipulasse o gelo, ou mesmo de uma má limpeza dos próprios recipientes de gelo: “Para que vos torneis uma ideia, os níveis adequados por lei na água da torneira são muito baixos, como de 10 microorganismos por milímetro. Neste caso, encontramos centenas deles. Isso faz com que possamos ficar doente com mais facilidade, acima de tudo, se nós somos mais vulneráveis”.
Não é a primeira vez que encontram-se vestígios desta bactéria em um comércio, já em 2016, também foram encontrados altos níveis de coliformes no gelo da cadeia de restaurantes KFC, em Birmingham.
Fonte: The Guardian
Tags: bactérias e coliformes.
O Café com gelo e bactérias fecais? Não, obrigado