Ninguém te quer, se você está cansado

Antes de sair para a rua e socializar, verifica suas olheiras

Rosto pálido, rugas, olheiras e olhos injetados em sangue. Esse é o aspecto que nós lucido qualquer um de nós quando nos faltam horas de sono. Apesar de as ‘pintas’, nos armar de coragem e saímos para a rua, tentando escondê-lo o melhor possível, mas segundo um grupo de pesquisadores não devemos: afecta não só a nossa aparência, mas que prejudica a nossa vida social.
Isso é o que afirma um grupo de psicólogos, que acharam que as pessoas que apresentavam falta de sono não só eram considerados menos atraentes e com pior saúde, mas também menos desejáveis para socializar. A razão é produto da evolução: as olheiras, as rugas, a boca pastosa e outros sintomas de que você dormiu pouco, levam a pensar que o resto que você é uma pessoa doente, o que fará com que, inconscientemente, querem ficar longe de ti tudo o possível. De acordo com Tina Sundelin, do Instituto Karolinska, de Estocolmo, “se alguém parece pouco saudável, as pessoas tendem a se afastar desta pessoa”.
Muitas pesquisas têm encontrado um grande número de razões para evitar a falta de sono: nos torna pessimistas e menos sociáveis, faz mossa na nossa empatia para com os outros, nos torna menos detalhados e aumenta as chances de sofrer acidentes. Também está demonstrado que a falta de sono faz com que a gente seja mais irritável.
Para chegar a estas conclusões, Sundelin e seus colegas fotografiaron a 25 pessoas, após duas noites de sono normal e, novamente, após dois que tinham dormido apenas quatro horas. Quando tiveram as imagens, pediram a 122 pessoas que evaluasen as fotos tendo em conta seu apelo, a saúde, a sonolência e a honestidade. Os voluntários, que olhavam para as fotos, reconheceram que não estavam no trabalho de relacionar-se com aqueles que não haviam descansado adequadamente, considerándoles menos atraentes e saudáveis e, claro, com muito sono.
Segundo os pesquisadores, “a perda de sono tem impacto na forma em que outras pessoas nos julgam, assim, priorizar nossas horas de sono não é uma má idéia”.
Fonte: theguardian.com
Ninguém te quer, se você está cansado