Dizem que esta mulher foi morto por tomar muitos shakes de proteínas

Chamava-Se Meegan Hefford e era afeiçoada ao fisioculturismo. Vos explicar as causas que podem ter causado a sua morte

Entre os entusiastas do fitness é habitual tomar shakes de proteínas, já que se trata de uma forma rápida e conveniente de obter a “matéria-prima” necessária para ganhar massa muscular. Mas pode ser perigoso abusar desses produtos? A resposta é que, em determinados casos, se o que era.
Agora, acaba de conhecer o caso de Megan Hefford, uma jovem australiana afeiçoada ao fisioculturismo que morreu dois dias depois de ter sido encontrada inconsciente em seu apartamento. Sua família está convencida de que o consumo de suplementos protéicos foi o que acabou com sua vida, embora os médicos ainda não se pronunciaram a este respeito.
O que acontece é que Meegan supostamente sofria de uma doença genética conhecida como um distúrbio do ciclo da uréia. Quando ingerimos proteínas, o nosso organismo produz aminoácidos que, por sua vez, geram amônia, e o corpo tem que eliminá-lo através da urina. Para isso, o fígado produz algumas enzimas que transformam a amônia em ureia.
Mas, as pessoas que sofrem deste distúrbio não produzem essas enzimas e, portanto, a transformação da amônia em uréia não se realiza. Para esses pacientes é necessário manter um controle rigoroso de todas as proteínas são consumidas, e não exceder nunca com elas. O abuso das proteínas pode fazer com que a amônia acumulado chegue até o cérebro, causando o coma do paciente e, posteriormente, a morte.
Como foi isso o que aconteceu com Meegan? Como já dissemos, essa é a versão em que se pensa a sua família, já que, por enquanto, os médicos ainda não confirmaram que a mulher padecesse este transtorno.
Com tudo, as autoridades de saúde sempre foram avisados de que o consumo de suplementos de proteínas deve ser feito de forma moderada e sob supervisão médica. O abuso prolongado na hora de consumir esses produtos pode acabar danificando o fígado e os rins de uma pessoa.
Dizem que esta mulher foi morto por tomar muitos shakes de proteínas