profissional de ti

Comparativo entre os cursos de Ciência da Computação e Tecnologia da Informação

Primeiramente é necessário conhecer os conceitos de cada curso. Dessa maneira, podemos afirmar que o curso de ciência da computação é o que formará profissionais para atuar no desenvolvimento de programas para diversos objetivos e diferentes dispositivos. Quem se forma nesta faculdade será conhecido como cientista da computação, e em seu dia a dia trabalhará com programação e análise de banco de dados. Será também responsável pela análise das necessidades dos usuários e desenvolvimento de softwares e aplicativos para correção de problemas ou melhoramento de processos.

Por outro lado, ao falar sobre a tecnologia da informação EAD, podemos afirmar que se trata de um conjunto de recursos de tecnologia que fazem parte do processo utilizado para tratar da informação. Os profissionais trabalham com softwares, sistemas, bancos de dados, hardware, internet das coisas, inteligência de mercado, usuários de tecnologia da informação e profissionais de tecnologia de informação.

Ao pensarmos em tudo sobre tecnologia da informação é de suma importância ressaltar que essa área está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e empresas, tanto públicas como privadas, seja com computadores, notebooks, smartphones e eletrodomésticos automatizados ou no gerenciamento de organizações (como por exemplo os softwares de controle de acesso, gerenciamento de folha de pagamento, entre outros).

 

Saiba como ingressar em Ciência da Computação ou Tecnologia da Informação

Se você se interessou pela área de ciencia da computação ou de tecnologia da informação, pode começar hoje mesmo a estudar e se preparar. Na hora de procurar por um curso superior de graduação ou tecnologia, é muito importante conferir se a instituição de ensino escolhida é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e isso vale tantos para os cursos EAD quanto para os presenciais. O credenciamento é o que fará com que o seu diploma seja bem aceito na hora de fazer uma especialização ou quando for procurar uma oportunidade de trabalho na área. Também é interessante que você confira a grade curricular, ou seja, as disciplinas e os temas que aprenderá ao longo do seu curso superior. E ainda, se possível, também confira os depoimentos de alunos e ex-alunos, isso te ajudará a ter uma prévia de como é ser aluno na instituição de ensino que você escolher.

Lembre-se que para ingressar no mercado de trabalho, depois de formado em uma faculdade na área de tecnologia da informação ou ciencia da computação é recomendado que você tenha um perfil ativo. É preciso saber como planejar, direcionar e controlar todas as atividades e funções relacionadas com os conteúdos vistos em sala. Assim sendo, o profissional que obtém um diploma destes cursos, ao entrar no mercado de trabalho saberá como adequar a infraestrutura tecnológica para executar todos os processos de uma organização da melhor maneira possível.

Por fim, é extremamente necessário estar sempre se atualizado na área, acompanhando a evolução dos conceitos para que possa criar em soluções inovadoras. Se você fizer bons contatos profissionais, principalmente durante o estágio supervisionado obrigatório, isso poderá render posteriormente excelentes oportunidades de trabalho.