O doce se comporta como um biosensor que permite conhecer a fundo a sua saúde dental

Certeza que algum de vós haveis sonhado alguma vez com você não ter que ir nunca mais ao dentista. Em olvidaros desse terrível e frio poltrona, a máquina infernal chamada morango ou o nervoso movimento de suas pernas enquanto você se encontra na sala de espera. E os cientistas sabem disso.
Por isso, um grupo de cientistas europeus desenvolveu um doce que permite conhecer a fundo a sua saúde dental, o qual não só representa uma feliz alternativa ao temido dentista, mas também uma técnica menos invasiva, mais rápida e menos desconfortável.
Conforme explicam em um novo estudo publicado na revista especializada Nature Communications, o chiclete se comporta como um biosensor que permite detectar as infecções e doenças bucais. Isso é graças ao denatonio, o composto químico mais amargo conhecido que, quando entra em contato com a nossa saliva, libera algumas enzimas que estão presentes em nossa boca quando existe uma doença preimplantaria. Mas calma, dizem que o sabor do chiclete é aceitável. Além disso, os resultados ficam prontos em apenas cinco minutos, por isso que ‘o mal gole’ passa logo.
Infelizmente, o chiclete ainda não está disponível para a venda. O próximo passo da equipe de pesquisa é fazer um ensaio clínico com seres humanos para testar a sua eficácia. Além disso, planejam desenvolver outras gomas de mascar que permitam detectar doenças como a faringite.
Via | eurekalert.org