Descobrem por que a cetamina é o antidepressivo mais poderoso que existe

Um estudo revela que seus fectos no cérebro são diferentes do que sempre tinha acreditado

Pode Te interessar…

A cafeína é um placebo
Nova droga anti-dor
O captagón, a droga que transforma os terroristas assassinos implacáveis
As 5 drogas mais viciantes que existem
A cetamina tem fama de ser um dos antidepressivos mais poderosos do mundo. Consegue, em apenas algumas horas, os mesmos efeitos de outros medicamentos demoram dias (ou até semanas) para atingir. Mas tem um grave risco. Sua capacidade viciante é muito alta e, por esse motivo, os médicos só receitam em casos muito específicos.
A indústria farmacêutica passou anos tentando criar um medicamento que obtenha os mesmos resultados que a cetamina, mas que não pegava bem o paciente. Apesar de todas as tentativas até agora foram um fracasso. E um estudo recente realizado por neurologistas da Universidade de Illinois, parece ter descoberto a causa.
A maioria dos antidepressivos agem bloqueando alguns receptores do sistema nervoso chamado NMDA. E sempre tinha acreditado que a cetamina agia da mesma forma. Mas o novo estudo afirma que não é assim.
O que propõem os pesquisadores da Universidade de Illinois, é que esta droga atua sobre as chamadas células gliais no cérebro, que servem de apoio para os neurônios. O que explicaria que seu efeito seja tão poderoso e imediato. Isso explicaria também por que todas as tentativas de imitar os efeitos antidepressivos da cetamina haviam fracassado, já que eram drogas projetados para agir sobre os NMDA.
Os resultados deste estudo foram apresentados durante o encontro anual da Society of Biological Psychiatry, em San Diego, e foram recebidos de forma diferente. Por um lado estavam os profissionais que consideravam esse achado algo revolucionário. Mas, por outro, havia aqueles que se mostraram cautelosos e afirmavam que um único estudo não era material suficiente para abandonar a via de investigação relacionada com os receptores NMDA.
Mas, à margem dos efeitos antidepressivos da cetamina, há que se lembrar também que esta substância, quando consumido em doses muito altas, tem também efeitos alucinogénios e psicadélicos, o que a transformou em uma droga muito popular nos ambientes noturnos, em que é conhecida com nomes tais como Special K, CK (Calvin Klein) ou Kit Kat.
Aqueles que a consomem para uso recreativo podem tomá-la por diversas vias, mas é inyectándosela na perna só e consegue um grande efeito.
Os efeitos são provocados pela cetamina também inspiraram vários pesquisadores para uso em experimentos em que tentavam recriar as experiências extracorpórea que algumas pessoas dizem ter em estado de morte clínica.
Fonte: Nature.
Descobrem por que a cetamina é o antidepressivo mais poderoso que existe