Por que dói tanto um golpe nos testículos?

O jogador de basquete Zaza Pachulia deu um violento golpe na virilha para um jogador adversário

Ao final, o pivot georgiano Zaza Pachulia (na foto), jogador do time d elá NBA Golden state Warriors, não será punido pelo duríssimo golpe que deu em os testículos a Iman Schumpert, jogador do Cleveland Cavaliers. Aqui não vamos entrar discutir sobre a polêmica esportiva em torno desta decisão, mas a analisar porque os golpes nessa delicada área da anatomia masculina são sempre tão dolorosos.

Eu acho que não divulgamos nenhum grande segredo, se dizemos que os órgãos genitais masculinos são uma zona extremamente sensível. Isto se deve a que, ao estar localizados em uma área tão exposta a agressões externas, estão “protegidos” por uma rede de células encarregadas de receber os sinais de dor. E dizemos protegidas porque, realmente, a dor apesar de ser extremamente cansativo e irritante, que tem a função de nos proteger, avisando para o nosso organismo de que algo vai mal na área danificada (nesse caso, “as nossas bolas”) e obrigando o cérebro a realizar alguma ação que ponha fim a esta dor. Por exemplo, fugir ou proteger-nos de quem nos deu um chute em tais partes.
Evidentemente que, ao ter os testículos rodeados por uma quantidade dessa células que recebem o nome de nociceptores) superior à de outras partes do corpo, isso faz com que um golpe na referida área seja mais doloroso do que o normal. A equação é simples: quanto mais nociceptores, mais dor.
Mas ainda há mais. Verifica-se que as terminações nervosas do pênis convergem no abdômen, onde se encontra o chamado nervo vago, cujas ramificações se estendem por quase todo o organismo, chegando a áreas como o estômago, o fígado ou o pâncreas. Isso faz com que a sensação de dor ao receber um chute na genitália senta-se quase com maior força na zona do estômago e que, às vezes, seu eco alcance também a outros órgãos, provocando, tonturas, náuseas e até desmaios.
Tudo isso nos faz perguntar: será que dói mais um golpe nos testículos que outras experiências traumáticas, como, por exemplo, um parto? Recentemente, o site científica AsapSCIENCE, publicou um engraçado vídeo que tentam responder a essa pergunta. De acordo com a sua explicação, o corpo humano pode suportar até 45 unidades de dor. E o que uma mãe sente ao dar à luz, seria de 57 unidades, enquanto que um chute nos testículos pode chegar aos 9.000. Terrível, não é verdade?.
Felizmente, de acordo com os especialistas, nada disso é verdade. Nem existem as DO nem se pode medir a dor em unidades. A dor, segundo afirmam, é uma experiência muito subjetiva e é difícil comparar as duas situações. Um chute nos testículos é realmente dolorosísima, mas essa desagradável experiência está condensada em um curto período de tempo. Em contrapartida, a dor do parto se estende por um período mais prolongado, podendo vir a ser tão insuportável ou mais que o anterior.
Por que dói tanto um golpe nos testículos?