Por que a maconha e o picante são bons para o seu intestino?

Pesquisadores da Universidade de Connecticut, levou uma grande surpresa ao experimentar com ratos

Foto: Creative Commons
Pode Te interessar…

Descoberto um esqueleto de mais de 2.000 anos sob mortalhas com maconha
Fumar maconha, o remédio contra os parasitas?
Procuram a maconha como tratamento da dependência de opiáceos
A maconha não causa psicose
É difícil chegar a pensar que o chile e a maconha podem ter algo em comum, mas assim é. De acordo com um estudo publicado ontem na Proceedings of the National Academy of Sciences, e ao contrário do que pela lógica poderíamos pensar, ambos têm a virtude de acalmar o seu intestino.
Pesquisadores da Universidade de Connecticut, decidiram alimentar ratos de laboratório com capsaicina. Foi assim que descobriram que apresentavam menor inflamação em seus intestinos. Até mesmo ratos com diabetes tipo 1, viram removida a sua doença após a ingestão desta planta. Quando examinaram o que estava acontecendo a nível molecular, os pesquisadores observaram que a capsaicina juntou-se a um receptor chamado TRPV1, o qual encontra-se em células especializadas de todo o trato gastrointestinal. Quando a capsaicina, se une a ele, o TRPV1 faz com que as células acreditam anandamida. Esse composto é quimicamente semelhante aos canabinóides que contém a maconha. Foi a anandamida o que fez com que o sistema imunológico se calmase. Os pesquisadores descobriram que se aplicavam ao intestino de ratos, esse composto diretamente, também apresentavam a mesma melhora.
Ainda que os cientistas não sabem como ou por que a anandamida pode transmitir mensagens entre o sistema imune e o cérebro, sim encontraram os detalhes de como se cura o intestino. A molécula reage tanto com TRPV1 (para produzir mais anandamida) como com outro tipo de receptor que se comunica com células macrófagas, que agem contra a inflamação. Desta população de macrófogos e sua atividade aumenta conforme aumenta a anandamida. Os efeitos se observam em todo o intestino superior, incluindo o esôfago, o estômago e o pâncreas.
Fonte: eurekalert.org
Por que a maconha e o picante são bons para o seu intestino?