Os edifícios podem provocar enxaqueca

Uma investigação revela que nosso cérebro consome muito mais oxigênio quando ele processa a informação de imagens relacionadas com a arquitetura humana

Qualquer pessoa que sofre de enxaqueca sabe o quanto é chato e incapacitantes que é. Mas, certamente, muito pouca gente sabe que uma das causas que pode desencadear esses tremendas dores de cabeça, são os edifícios que o rodeiam.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Exeter, demonstrou que o cérebro humano é muito complexo assimilar os padrões artificiais da arquitetura urbana. Segundo os autores do estudo, a nossa mente é projetada para processar eficazmente tudo o que se relaciona com a natureza, mas ainda não se adaptou às mudanças introduzidas pelo ser humano no ambiente. E, por isso, custa-lhe tanto trabalho assimilá-los.
Os pesquisadores mediram quanto oxigênio consumido o cérebro quando se processa imagens de cenas naturais e outras de ambientes urbanos. E o resultado foi que o aumento da quantidade de oxigênio requerida para o segundo caso, era realmente espetacular. Dado que as dores de cabeça associadas, entre outros fatores, com um elevado consumo de oxigênio, isso explicava que a visão dos edifícios pudesse provocar enxaquecas em algumas pessoas.
E não é o único estudo que ponta nessa linha. O outro, realizado recentemente pela University Medical Center Utrecht, na Holanda, revelou que as imagens com padrões de listras, também provocam enxaquecas e dores de cabeça em algumas pessoas. Neste caso, comprovou-se que a visão dessas imagens causava um aumento das oscilações gamma do cérebro, que tendem a vincular-se com a ansiedade e os ataques de epilepsia.
A enxaqueca ocorre em conseqüência da ativação do nervo trigêmeo do cérebro, que está ligado aos vasos sanguíneos das meninges. Quando estas se irritam ou inflamadas, provocam uma sensação de dor que se transmite através desse nervo, causando esse característico dor de cabeça.
As causas finais de por que se produzem as enxaquecas ainda são desconhecidos, mas sabe-se que influem diversos fatores que os favorecem. Desde os genéticos, para a ação de vários alimentos que podem estimulá-las (como a cafeína ou chocolate), sem descartar também fatores ambientais.
A fonte. Medical express.
Os edifícios podem provocar enxaqueca