O que você precisa verificar antes e depois de comprar um carro usado

Se você vai comprar um carro usado moderno, caminhão ou crossover num futuro próximo, algumas dicas simples podem ajudar a minimizar a incerteza e o estresse antes de sua compra, enquanto algumas outras podem ajudar a aumentar a probabilidade de um motor sem problemas nos próximos anos.

É uma necessidade no Detran DF e demais possibilidades que você fique de olho nessa parte burocrática do carro, portanto, tenha atenção. Considere o seguinte antes (e logo depois) de comprar aquele carro em segunda mão para ajudar a se preparar para anos de rodovias sem problemas e com o mínimo de dores de cabeça.

Antes de comprar: Verifique a saúde da bateria e do sistema de carregamento

Antes de comprar: Verifique a saúde da bateria e do sistema de carregamento

Anos de pesquisas semanais sobre confiabilidade de carros usados têm apontado consistentemente para uma área problemática comum em uma grande quantidade de carros modernos: a bateria e o sistema de carga que a mantém ativa.

Os veículos modernos estão repletos de computadores, módulos, sensores e sistemas que dependem de um fluxo consistente e ininterrupto de energia para fazer seu trabalho adequadamente. Isto significa que os carros modernos são exigentes quando se trata de energia, e muitos proprietários expressaram tristeza com uma vida útil reduzida à esperada de sua bateria fornecida pela fábrica.

Se o carro usado que você está considerando tem dois ou três anos e está na bateria original, um check-up da bateria e do sistema de carga é altamente aconselhado: em alguns momentos, um técnico pode lhe dizer se a bateria está saudável ou não. Se não estiver, substituir a bateria por uma nova antes de comprar pode evitar montes de dores de cabeça através de inúmeros sistemas eletrônicos antes que eles comecem.

Não subestime a frustração possível se a bateria do seu veículo moderno estiver em forma não esperada.

Antes de comprar: Faça um check up geral

Esse novo veículo que você está considerando tem uma rede complexa de sensores e computadores que monitoram e regulam centenas de funções relacionadas ao seu motor, linha motriz e vários outros sistemas.

Se houver problemas em algum lugar dentro desta rede, a operação do veículo pode ser comprometida: talvez através do envolvimento de um modo de gerar proteção, uso mais pesado de combustível, iluminação de várias luzes de advertência, e muito mais.

Felizmente, a verificação de problemas como estes é muito simples: basta conectar um scanner de diagnóstico a uma tomada especial sob o painel de instrumentos do veículo. Em alguns momentos, este scanner tem uma conversa com os sistemas do computador do seu carro para ver como as coisas estão indo. 

Em seguida, você recebe um relatório indicando quais, se houver, os sistemas que podem estar tendo problemas, e qual é esse problema.

Um scanner de diagnóstico leva alguns momentos, enquanto alguns tipos de diagnóstico de baixo custo estão disponíveis prontamente para aqueles que querem manter um à mão e usá-lo eles mesmos. Caso contrário, peça a um técnico qualificado para realizar a varredura para você. Em questão de momentos, você saberá quais (se houver) sistemas podem estar precisando de atenção.

Note que esta varredura é obrigatória se você estiver comprando um carro usado, que é literalmente a melhor coisa a se fazer.