O que têm que ver as fezes dos bebês com a sua inteligência?

Cientistas descobriram que um determinado tipo de microbioma na matéria fecal em crianças de um ano correlaciona com maior capacidade cognitiva, um ano depois

Prever o desempenho cognitivo a partir das fezes. Entre estes dois elementos aparentemente tão peregrinos há um nexo de união que pode ser que lhe seja familiar: o microbioma. Agora, pela primeira vez, pesquisadores encontraram uma relação entre o tipo de bactérias que habitam o intestino de bebês de um ano com o seu desempenho cognitivo de um doze meses depois.
Para isso, pesquisadores da Universidade da Carolina coletadas amostras fecais de 89 bebês de um ano. Após analisá-las, puderam dividir os resultados em três grupos de acordo com a taxonomia dominante. Assim, houve um grupo com predominância de Bacteroides genus, outro com altos níveis de Faecalibacterium genus e o último estava a família Ruminococcacaea.
Um ano depois, as crianças foram submetidas à escala de Mullen, um teste para medir a competência cognitiva. E descobriu-se que os pequenos que tinham um tipo específico de microbioma puntuaban mais alto neste teste. Em particular, aqueles com predominância do gênero Bacterioides, enquanto que os estavam colonizados em maior medida por Faecalibacterium puntuaban sensivelmente menos. Os resultados foram publicados no ‘Biological Psychiatry’
Até aqui chegam os dados experimentais. Quanto a saber se há algum nexo de causa-efeito entre o tipo de microbioma e a habilidade cognitiva, os pesquisadores não podem afirmar nada com segurança. Por trás disso pode ser algum mecanismo não descrito que influencie a capacidade cogntiva, ou, pelo contrário, poderá ter que ver com fatores externos que influenciem a inteligência e o microbioma. Por exemplo, as crianças com melhor desempenho cognitivo pode vir de famílias com maior nível socioeconômico e a alimentação e o ambiente preparado para essa circunstância poderia influenciar a flora bacteriana intestinal. Seja como for, o texto convida a investigar mais sobre a questão para esclarecer as zonas de sombra sobre o tema.
O que têm que ver as fezes dos bebês com a sua inteligência?