A imagem mostra um produto que ajuda na compulsão alimentar,

O que é compulsão alimentar e como combatê-la?

Muitas pessoas já exageraram na quantidade de comida ou se alimentaram sem estar com fome, mas não é isso que define o transtorno de compulsão alimentar.

Quem convive com a compulsão alimentar sente a necessidade de comer várias vezes ao dia, até mesmo escondido, sem precisar ou estar com fome.

É por isso que a compulsão alimentar é considerada um distúrbio psicológico que pode ocorrer por diversos motivos como crise de ansiedade, disfunção hormonal, dieta ou alimentação errada.

Na maioria dos casos, a compulsão alimentar ocorre no final da adolescência ou na fase adulta e não costuma ser identificada com facilidade, fazendo com que os efeitos sejam agravados. Por isso, é fundamental se atentar aos sintomas iniciais e buscar ajuda de um profissional da saúde imediatamente.

A imagem mostra um produto que ajuda na compulsão alimentar,

Sintomas

A compulsão alimentar pode ser observada com base nos hábitos alimentares de uma pessoa, como o rápido consumo de grande quantidade de alimento, refeições em curtos intervalos de tempo, traumas psicológicos e, geralmente, um sentimento de culpa depois de se alimentar impulsivamente.

Outros indicativos de compulsão alimentar são:

  • Não conseguir parar de comer;
  • Comer escondido;
  • Sentir muito prazer ao comer;
  • Sobrepeso;
  • Infelicidade com aparência física.

Vale ressaltar que devido a uma alimentação impulsiva e nada saudável, outras doenças podem ser associadas aos sintomas como problemas respiratórios, falta de nutrientes e vitaminas, obesidade, diabetes, depressão, bulimia, insônia, infertilidade e até um bloqueio para interagir com outras pessoas.

 

Diagnóstico

Apesar da observação dos hábitos alimentares ser um indicativo importante em relação a presença do distúrbio da compulsão alimentar, o diagnóstico médico é imprescindível para a saúde das pessoas.

Uma pessoa que apresente ao menos um episódio de distúrbio alimentar por semana, durante pelo menos três meses, deve procurar um especialista para ter um diagnóstico detalhado.

Um psicólogo poderá identificar os motivos pelos quais se deu a compulsão alimentar ao mesmo tempo que um nutricionista irá analisar as deficiências nutricionais da dieta do paciente a fim de controlar os exageros e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.

 

Tratamento

O tratamento para compulsão alimentar é iniciado a partir de um diagnóstico médico e encaminhamento ao psicólogo. O tratamento leva tempo, sendo necessário identificar o que ocasionou a compulsão alimentar em cada sessão de terapia.

Durante as sessões de terapia, os sintomas podem ser minimizados e, conforme a evolução do paciente, o tratamento deve ser complementado, sob recomendações médicas, por uma dieta específica para compor o déficit nutricional e com remédios para regular os hormônios e controlar a fome gerada emocionalmente.

Dessa forma, é possível garantir a melhoria de vida e o bem-estar de uma pessoa com transtorno de compulsão alimentar, pois esse distúrbio tem cura, principalmente quando tratada no início.

 

Como combater a compulsão alimentar

Apesar do distúrbio de compulsão alimentar ter diferentes origens, é possível combatê-lo com medicação.

O medicamento mais utilizado para o tratamento da compulsão alimentar é o Glucomannan, que é basicamente um inibidor natural do apetite, extraído da raiz de uma planta asiática chamada Konjac.

O glucomanano presente no remédio é uma fibra não digerível que quando se une à água forma um gel no intestino capaz de atrasar a digestão. Dessa forma, consegue combater a fome e esvaziar o intestino, reduzindo o inchaço da barriga e curando a prisão de ventre.

A indicação de uso do Glucomannan pode variar de acordo com a quantidade de fibra existente em cada produto, sendo geralmente ingerido de 500mg a 2g por dia, separadas em duas doses.

A recomendação geral de ingestão do Glucomannan é de uma cápsula de 30 a 60 minutos antes das duas principais refeições e é importante acompanhar a dose com dois copos de água a fim de intensificar a ação das fibras no organismo.

No entanto, é importante seguir as orientações indicadas pelo médico, podendo variar de paciente para paciente.

O uso de suplementos deve sempre ser acompanhado por um profissional de saúde para definir quanto e como tomar o produto.

 

Dermo Manipulações

Na Dermo Manipulações é possível encontrar o Glucomannan em potes com 60, 120 e 180 cápsulas. Além de combater a compulsão alimentar, a medicação proporciona a sensação de estômago cheio e, por isso, é muito indicado em dietas de emagrecimento.

O Glucomannan possui outros benefícios para saúde como:

  • Regular o metabolismo;
  • Controlar o nível de açúcar no sangue;
  • Possuir propriedades anti-inflamatórias;
  • Prevenir câncer do reto;
  • Auxiliar na absorção de minerais.

Vale ressaltar que o Glucomannan também auxilia no tratamento de doenças intestinais, como a úlcera, tendo em vista que a fibra presente estimula a cicatrização, regula o funcionamento e melhora a resposta imune do organismo.

É recomendado não administrar o Glucomanna com nenhum outro medicamento, pois pode reduzir de forma significativa sua absorção e, consequentemente, os efeitos propostos pela medicação.

Todas as orientações necessárias para a ingestão do Glucomannan, bem como informações gerais e canais de contatos para sanar dúvidas estão disponíveis no site da Dermo Manipulações.