O omentum, a camada de gordura abdominal que ajuda o câncer por erro

Uma investigação revela que este tecido que deveria defender o nosso organismo, contribui para que as células cancerígenas se multipliquem

O omentum é uma espécie de cortina de gordura abdominal que paira como se fosse um avental por cima de nossos intestinos. Sua existência foi descoberta em 1874 e, quanto à sua função, forma parte de nosso sistema imunológico, o que fez com que às vezes é chamado de “o polícia do abdômen”.
Entre as suas células de gordura, há incrustradas outras cuja missão é atuar como filtro das toxinas e as infecções que ameaçam o nosso organismo. Avalia os agentes infecciosos, e decidir que resposta tomar contra eles. Pode-Se dizer, portanto, que o omentum é a nossa primeira linha de defesa.
Mas uma pesquisa recente da Universidade de Alabama, foi descoberto que o sistema de defesa não funciona no caso do câncer. Quando as células cancerosas ficam presas no tecido gorduroso, o omentum, em vez de decidir activar o mecanismo imunológico do nosso organismo, toma a decisão de tolerar a presença de tais células. A consequência é que o que deveria ser uma ferramenta de defesa do nosso organismo, acaba favorecendo o desenvolvimento de metástase.
Concretamente, o onmetum tem um papel fatalmente crucial no desenvolvimento de tumores de ovários e gastrointestinais muito agressivos.
Fonte: EurekaAlert.
O omentum, a camada de gordura abdominal que ajuda o câncer por erro