Não deixe que te morda esta mosca, ou o lamentarás

A praga de moscas pretas ameaça se transformar em um pesadelo do verão de 2017. Os petiscos são dolorosísimos

Todos nós temos assumido que moscas e mosquitos são um presenças incômodas, com as quais temos que conviver (necessariamente) a cada verão. A má notícia é que esta festa de picadas de verão e se juntou uma nova convidada, cuja presença é maior a cada ano que passa. Trata-Se da terrível mosca negra.
Com esse nome é como é conhecida a Simuliidae, uma variedade de mosca cuja aparência se assemelha a de um mosquito pequeno, mas que pode se tornar o pior pesadelo de homens e animais.
Ao contrário dos mosquitos que picam, as moscas pretas morder suas presas com suas poderosas mandíbulas, para depois absorver o sangue. Inicialmente, a mordida não se nota, porque as moscas livram com suas mandíbulas, uma substância que usam para extrair a maior quantidade de sangue possível e que, curiosamente, tem efeitos anestésicos. Mas quando a cesan, torna-se evidente a dor da mordida, que pode chegar a ser terrível.
Às vezes, as pessoas que sofrem podem chegar a precisar de atenção médica. Por se fosse pouco, a marca que deixam pode demorar meses para desaparecer.
O caso mais extremo conhecido de seus efeitos, é a morte de um bezerro na Suíça, causada, aparentemente, por um enxame dessas moscas. Embora no ano passado, no Delta do Ebro, Os agricultores tiveram que deixar de trabalhar durante vários dias, porque os ataques contínuos dessas criaturas para o impossível.
A primeira vez que se detectou a presença desta espécie no nosso país, foi em 1996,na província de Barcelona. Desde então, tem vindo a generalizar-se praticamente por toda a geografia espanhola, adquirindo as dimensões de uma autêntica praga. E a que é devido o seu crescimento? De acordo com os especialistas, as mudanças verificadas nos ecossistemas de nossos rios, que tem provocado o desaparecimento ou diminuição de outras espécies que eram predadoras naturais da mosca negra.
Seja como for, a mosca-negra já está aqui. O que podemos fazer então para evitar formiga? Pouca coisa. Principalmente, tentar não nos aproximarmos das margens dos rios, e vestir roupas largas e de cor branca, já que se sentem atraídas por cores escuras.
As medidas que estão tomando para combater passam principalmente por se tratar de eliminar as larvas antes que nasçam nas semanas que antecedem o verão. Embora, segundo parece, este ano, essas medidas não têm sido muito eficazes, e teremos moscas negras tempo.
Não deixe que te morda esta mosca, ou o lamentarás