Alguns desinfetantes afetam a capacidade das células para criar energia

Devido a um composto químico chamado de amônio quaternário que se emprega em gel, pasta de dentes e outros produtos semelhantes

Se perguntarmos o que é o amónio quaternário, apenas as pessoas com conhecimentos químicos saberão responder-nos. Mas trata-se de um composto químico que está muito presente em nossas vidas cotidianas, ainda que o ignore. E é que faz parte por suas propriedades anti-sépticas de muitos produtos de higiene e saneantes, desde pasta de dente até soluções para lentes de contacto. Mas convém especificar que nem todas as marcas contêm.
Agora, uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Davis, na Califórnia, revelou que este composto (também conhecido como QUACS) afeta as mitocôndrias, responsáveis por fornecer a energia necessária para a função celular, inibindo essa capacidade. E não só isso, também se verificou que bloqueia a ação do estrogênio, um hormônio sexual essencialmente feminina.
Estudos anteriores já haviam revelado que o uso destes compostos pode resultar em problemas de infertilidade em ratos. Mas, como podem afetar a saúde do ser humano? De momento não há resposta concreta, já que este estudo foi realizado apenas sobre as células, o passo seguinte será replicá-lo usando cobaias animais. Mas os resultados são uma chamada de atenção poderoso o suficiente para continuar a investigar como essa substância presente em muitos produtos desinfetantes pode afetar as nossas células.
Alguns desinfetantes afetam a capacidade das células para criar energia