A erva de São João pode causar psicose?

Um paciente em Itália precisou de atendimento médico por consumir altas doses de esta infusão, embora os médicos garantem que se trata de um caso pouco comum

O Hypéricum, também chamado de erva de São João, é normalmente usado como um remédio natural. Toma-Se preparado em infusão e diz que tem inúmeros efeitos saudáveis, especialmente contra a depressão. Mas há que salientar que não existem evidências científicas que corroboren muitas de suas supostas propriedades benéficas.
Mas, poderia ser perigoso consumi-la? Acabou de se conhecer o caso de um homem de 25 anos, que ingressou no hospital AUSL de Modena, na Itália, por causa de um surto psicótico. O paciente agia como se estivesse sob o efeito de alguma droga, e manifestava sintomas agudos de paranóia. Concretamente, estava convencido de que os que lhe rodeavam podiam ler seus pensamentos.
Mas as análises realizadas revelaram que não havia consumido nenhuma substância tóxica. Mas uma vez que o ataque havia passado, o paciente confessou que usava um período de tempo, tomar quatro ou cinco xícaras diárias de erva de São João.
O homem havia sofrido um ataque psicótico vários anos atrás e, embora o seu médico recomendou-lhe tomar drogas, ele preferiu ignorar as suas recomendações e sexual tomando um chá dessa erva.
Os médicos garantem que se trata de um caso muito estranho, mas existe algum precedente. Concretamente, um relatório do ano de 2001, que pega o caso de um paciente de alzheimer que esta infusão poderia causar um surto psicótico.
Os médicos que trataram o paciente italiano consideram que não se pode assegurar que a infusão dessa erva seja a causa direta do ataque que sofreu o homem, mas acreditam que se pode ter contribuído em alguma medida. Apesar disso, dizem que se trata de um caso pouco comum, e lembre-se de que os ensaios realizados com animais mostram que o consumo de altas doses de extratos de erva de São João não revelaram efeitos colaterais dignos de nota.
Fonte: LiveScience.
A erva de São João pode causar psicose?