As crianças que tomam leite de soja crescem menos do que os que a bebem de vaca

É conveniente dar-lhe o alimento para as crianças muito pequenas?

As chamadas leites vegetais, especialmente a de soja, estão de moda, entre outras coisas, por ajudar a manter os níveis de colesterol em limites aceitáveis. Mas suas propriedades parecem não ser tão positivas quando se trata de crianças. Um novo estudo realizado por pesquisadores do St. Michael’s Hospital de Toronto, no Canadá, revelou que seu consumo regular pode afetar o crescimento dos mais pequenos.
De acordo com os dados do estudo, as crianças que tomam leite de soja estão entre 0,30 e 14 centímetros mais baixos que os que consomem leite de vaca. Este relatório se soma a outros já existentes, que alertava sobre os riscos de alimentar as crianças de tenra idade com leites de origem vegetal. Um deles foi realizado em 2016 pela Unidade de Nutrição Clínica do Hospital 12 de Outubro de Madrid, e pela Unidade de Nutrição e Metabolopatías do Hospital Universitário i Politècnic “Fé” de Valência.
Os analisaram os componentes nutricionais de diversos tipos de leites vegetais, entre elas a de soja, e chegaram à conclusão de que o seu valor nutritivo era bastante baixo, e usá-la de modo habitual na alimentação infantil podem causar anemia, desnutrição e até mesmo ossos. Solicitavam também que se indicasse que não era aconselhável o seu consumo em crianças menores de dois anos de idade, e que não devem substituir nunca de forma total ao leite de vaca.
E se nos remontamos mais atrás ainda, já em 1930, um relatório do departamento de Saúde Pública da faculdade de medicina de Pequim, relatava-se que, embora o leite de soja foi um alimento muito comum na dieta da china, o seu consumo só que era muito comum entre as pessoas de idade avançada, e que quase nunca se lhes dava às crianças.
Fonte: ScienceDaily.
As crianças que tomam leite de soja crescem menos do que os que a bebem de vaca