Dormir menos pode tornarse mais negativo

Uma pesquisa revela que as pessoas com falta de sono se concentrar menos em estímulos positivos

Os problemas derivados da falta de sono já conhecidos se lhe pode acrescentar outro adicional. Ver as coisas de forma negativa pode ter que ver com não ter furado o olho o suficiente durante a noite. Pelo menos é o que se depreende de um estudo realizado pelo pesquisador Ivan Vargas, que publica a revista ‘Cognitive Therapy and Research’.
Para chegar a essa conclusão tomaram dois grupos de pessoas. Alguns permaneceram 28 horas sem dormir, enquanto outros então voltaram, durante oito horas. Posteriormente, os participantes tiveram que realizar um teste em que deviam identificar caras com expressões felizes, tristes ou neutras, em que se media o tempo que demorava em reconhecer cada tipo de expressão.
Qual foi o resultado? Viu-Se que as pessoas que dormem menos demoram mais tempo para reconhecer rostos com expressões felizes, o que, segundo o autor do estudo. pode-se supor que as pessoas com falta de sono não se concentrar tanto em estímulos positivos e sim o façam mais os negativos.
A falta de sono está associada a não poucos problemas de saúde. Numerosas pesquisas têm associado a um aumento de risco de patologia cardiovascular, diabetes, acidente vascular cerebral e de trastonos mentais.
Dormir menos pode tornarse mais negativo