Você é meu eficaz suplemento para ganhar massa muscular?

Um estudo aponta que um dos suplementos mais conhecidos e usados no fitness, os BCAA’s (aminoácidos de cadeia ramificada), pode não ser tão eficaz como se esperava.

Os BCAA’s (Branched-Chain Amino Acids) são um dos suplementos mais utilizados no mundo do fitness, especialmente se você quer ganhar massa muscular. Mas um estudo realizado pelas universidades de Exester e Birmingham (Reino Unido) descobriram que esses benefícios podem ser mais limitados do que se acredita. Apesar de que o consideram como verdadeira a teoria de que os BCAA’s estimulam a criação de músculo após um trabalho de máquinas no centro de fitness, existem outros suplementos no mercado e na dieta diária que são mais eficazes, por conter todos os aminoácidos necessários.
Um exemplo claro o viram na hora de demonstrar a eficácia deste tipo de aminoácidos de cadeia ramificada na estimulação da maquinaria que se encarrega de construir o músculo. Descobriram que as bebidas com BCAA’s têm falta de alguns aminoácidos essenciais necessários para suportar uma resposta máxima de crescimento muscular. Assim o confirma o Professor de Ciências do Desporto, Saúde e Exercício da Universidade de Stirling, Kevin Tipton: “Nossos resultados mostram que a ingestão habitual de apenas suplementos BCAA’s sim que estimulará a síntese de proteínas musculares (o mecanismo metabólico que leva ao crescimento muscular), mas a resposta total não será 100%, pois estes suplementos não oferecem outros aminoácidos essenciais para uma melhor resposta”.
Por isso, o estudo conclui que tomar apenas BCAA’s pode não ser tão útil como tentar combinar estas com outros aminoácidos essenciais: “Os atletas interessados em melhorar o crescimento muscular com treinamento não deve depender unicamente deste tipo de suplementos”, acrescenta Tipton.
O que são os aminoácidos essenciais?
São aqueles que o próprio organismo não é capaz de sintetizar, por isso que a única maneira de poder obtê-los é a sua ingestão direta através de uma dieta diária. Encontramos este tipo de aminoácidos na carne, os ovos, laticínios e alguns vegetais como a soja ou a quinoa. Estes podem adicionar outros com alto conteúdo como leguminosas (lentilha, grão de bico), arroz, aveia ou de trigo.
O seu consumo diário é, como o seu nome indica, essencial. Ainda mais depois de uma sessão de exercício, quando o nosso organismo necessita de proteínas e aminoácidos, dos quais obterá através destes alimentos (ou em sua falta, através de suplementos alimentares). Se o nosso corpo não pode receber eles acabam alimentando-se de nossos próprios tecidos, reduzindo, assim, a nossa massa muscular.
Fonte: EurekAlert
Tags: aminoácidos, músculos e proteínas.
Você é meu eficaz suplemento para ganhar massa muscular?