Será que trabalhar de noite pode prejudicar o seu DNA?

Um turno noturno pode interromper o ciclo natural das células de seu corpo, aumentando inclusive o risco de câncer. Tudo isso, por falta de melatonina.

Não é novidade que trabalhar à noite está vinculado, de alguma forma, a problemas de saúde. De facto, está provado que, se o nosso corpo se mantém ativo uma vez se pôs o sol, é mais provável que aumentem os riscos de desenvolver diabetes, obesidade, baixa fertilidade, ataques cardíacos ou tumores. Mas, qual é o mecanismo que faz com que essas doenças surgem?
Cientistas do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, descobriram que quando as pessoas trabalham à noite, produz menos 80% de uma substância química (8-Oh-DG), que é um subproduto relacionado com a reparação de tecido de DNA. Portanto, o corpo não está levando a cabo uma restauração crucial das células, algo que acontece de forma natural para a noite. Tudo isso, poderia ser resultado, segundo apontam os pesquisadores, de uma falta de melatonina, hormônio que se produz durante as horas de sono e que diminui em concentração para aqueles que dormem ao longo do dia.
Para chegar a estas conclusões, a equipe liderada pelo doutor Parveen Bhatti estudou a 50 trabalhadores do turno noturno, para verificar os níveis do químico 8-Oh-DG e descobriram que, quando realizavam a sua jornada de trabalho durante o dia, os níveis encontrados em amostras de urina eram 300% maiores. Por isso, acredita-se necessário que estes pacientes tomem suplementos de hormônio do sono, para permitir que o DNA realizar os reparos necessários enquanto dormem o dia: “Se confirmam tais efeitos, a suplementação de melatonina deve ser explorada como uma forma de reduzir o risco de câncer entre os trabalhadores em turnos”, destacou o Doutor Bhatti.
Fonte: ScienceDaily
Tags: doença, melatonina e o sono.
Será que trabalhar de noite pode prejudicar o seu DNA?