Se você comer caracóis sem cozinhar poderia infectarte com este parasita

Afeta o sistema nervoso central do paciente, provocando meningite

O Angiostrongylus cantonensis era um parasita habitual dos climas tropicais, mas, cada vez mais, se está a detectar a sua presença em outras partes do mundo. O último surto ocorreu nos Estados Unidos, especificamente no estado da Flórida.
O parasita costuma a se aninhar em ratos e caramujos, mas pode infectar o ser humano, causando-lhe uma meningite. Comer caracóis crus ou através de suas babas, depois de ter manipulado, é a forma mais comum de contágio.
As larvas ingeridas penetram nos vasos intestinais e acabam chegando às meninges, onde morrem ao cabo de pouco tempo, produzindo uma reação que acaba desencadeando a meningite.
Os sintomas que sente uma pessoa infectada são dores de cabeça, dor no pescoço, náuseas… O paciente se recupera sem problemas se você receber a devida atenção, mas, no caso de que não seja assim, a presença do parasita em seu cérebro pode acabar provocando danos neurológicos graves.
Em Portugal, foram detectados vários casos em 2011, embora todos eles eram pacientes que haviam passado durante uma viagem ao Caribe, e que acabaram recuperando-se positivamente.
A variante mais comum deste parasita é a que afeta o sistema nervoso, mas existe outra conhecida como Angiostrongiliasis abdominal, que pode atacar o fígado do paciente, e entupir os vasos sanguíneos, provocando danos nos testículos ou da vagina.
Então, já sabem, se este verão recolhem caracóis, não se esqueçam de lavar bem as mãos.
Fonte: LiveScience.
Se você comer caracóis sem cozinhar poderia infectarte com este parasita