Reverter o dano cerebral de uma menina que quase morre afogada

Trata-Se de um caso excepcional. A pequena foi submetida a uma terapia com oxigênio puro

O caso de Eden Carlson pode ser considerado um verdadeiro milagre. Trata-Se de uma menina de dois anos de Arkansas, que, no passado mês de fevereiro, esteve a ponto de morrer afogado na piscina de sua casa. A menina passou quinze minutos na água antes que sua mãe se deu conta de que havia sofrido um acidente. Quando chegaram os serviços de emergência seu coração já não batia. Mas as manobras de reanimação conseguiram que, ao cabo de duas horas, a pequena voltasse à vida.
Infelizmente, a menina apresenta sequelas cerebrais graves, que afetam suas capacidades motoras e cognitivas. Mas se a sua reanimação tinha sido quase milagrosa, a pequena Eden ia experimentar uma recuperação tão prodigiosa e inesperado.
A paciente foi submetida no LSU Health New Orleans School of Medicine, a terapia com oxigênio hiperbárico. Trata-Se de um tratamento que lhe é fornecido ao paciente oxigênio 100% puro, geralmente em uma câmara pressurizada. normalmente, utiliza-se para cicatriza ferimentos graves, mas também é usada em outros tipos de casos, como o de infecções cerebrais.
O caso é que, após 39 sessões, a pequena Eden sofreu uma surpreendente recuperação de suas capacidades cognitivas e motoras, apesar de ainda apresenta um baixo nível de dano cerebral.
Os resultados desta terapia foram publicados no Medical Gás Research. Mas, como advertem os artífices da mesma, trata-se de um caso único e que não há evidência científica suficiente para poder afirmar que este tipo de tratamento é útil para reverter os danos cerebrais, já que podem ter influenciado muitos outros fatores que não foram tidas em conta.
Fonte: ScienceAlert.
Reverter o dano cerebral de uma menina que quase morre afogada