Recuperar as lembranças perdidas no quadro a golpe de laser

Cientistas conseguem que ratos com esta doença recuperar memórias aparentemente perdidos estimulando seus neurônios com esse tipo de luz

O ponto de partida do experimento é espetacular. Neurônios que se iluminam de cor amarelo quando armazenam memórias e de cor vermelha, quando tentam recuperá-los. Mas agora a equipe de Christine Denny conseguiu ir um passo mais longe. Conseguiu recuperar memórias aparentemente perdidos nesses ratos com neurônios luminosos que tinham a doença de Alzheimer com a ajuda do laser.
Que as células cerebrais mudam de cor de acordo com a função que estiverem exercendo, não é uma questão baladí, mas que tem servido a esta pesquisadora para confirmar o que estava acontecendo no cérebro dos roedores.
Denny ensinou os ratos a associar o cheiro a limão com um choque elétrico. Ou seja, sentiam o cheiro a limão e logo depois receberam um choque. Por um simples processo de condicionamento clássico, os animais associaram ambos os estímulos, e quando se lhes dava o cheiro a limão ficavam congelados para tentar evitar o choque elétrico. Durante todo este processo se viu como diferentes neurônios era de cor vermelho recuperando a informação relevante, algo que não ocorria de forma correcta em ratos com Alzheimer.Em roedores aquejados desta doença se tentava recuperar informações de lugares em que não se encontrava a informação relativa à associação cheiro a limão-choque elétrico, tal como reconhece New Scientist.
Mas aqui vem a magia do laser. Através desta luz é aplicada às áreas que sim guardavam a informação adequada, conseguiu-se que os ratos que tinham sido ‘esquecido’ restabelecessem a informação adequada.
Esta descoberta põe sobre a mesa a possibilidade de que os doentes de alzheimer não tenham esquecido realmente a informação, mas que simplesmente não são capazes de recuperá-la. Esta patologia é caracterizada pelo declínio cognitivo progressivo e a acumulação de proteínas anormais (Tau e placas amilóides) em neurônios.
Recuperar as lembranças perdidas no quadro a golpe de laser