Qual é a melhor forma de preparar os cogumelos?

Esqueça as receitas longas e complicadas. Para que mantenham suas propriedades, a melhor forma é a mais simples

Se você gosta de cogumelos, provavelmente ele deve ter testado de todas as maneiras: cozido, no revolto, no guisado, ou com um pouco de azeite e sal. Mas talvez tenha evitado uma forma muito simples de prepará-las: ao micro-ondas. De acordo com um novo estudo realizado por cientistas do Centro Tecnológico de Pesquisa do Cogumelo de La Rioja (CTICH), esta última é a melhor maneira de cozinhá-las.
Por quê? De acordo com os pesquisadores do CTICH, os que as plantaram e as cozinhou, de diferentes maneiras, o microondas e a prensa é a forma em que os cogumelos perdem menos o seu valor nutritivo e antioxidante. Em contrapartida, se cozinham cozidas ou na frigideira, ocorre exatamente o contrário. Os fungos fornecem ao nosso organismo vitaminas (riboflavina e niacina), fibras, proteínas de alta qualidade e, além disso, são uma fonte de diversos compostos bioativos que ajudam a regular o nosso sistema imune (beta-glucanas, polissacarídeos, antivirais..).
O problema é que quando os cozinhamos, acontece o mesmo que com os vegetais, que se altera a sua composição e perdem grande parte de seu valor nutricional. Conforme explicam os pesquisadores no estudo, publicado no International Journal of Food Science and Nutrition, o problema é que, quando são introduzidos em um meio líquido, seja água ou óleo), em conseqüência da lixiviação, vários de seus nutrientes com grande aporte nutricional passam ao meio líquido.
Os pesquisadores também esclarecem que, se não fazem a ferro, não passa nada por adicionar algumas gotas de óleo, especialmente se este é o azeite de oliva, já que pode chegar a melhorar os ácidos graxos da preparação final sem afetar a sua ingestão calórica.
Fonte: eurekalert.org
Qual é a melhor forma de preparar os cogumelos?