Por que os japoneses são marean quando visitam Paris?

Os turistas do país asiático são as principais vítimas do chamado Síndrome de Paris

Subir até o alto da Torre Eiffel de paris, navegar no rio Sena, passear pelos campos Elísios, ou até mesmo visitar o Museu do Louvre pode se tornar uma horrível experiência para os turistas japoneses. E é que, para muitos deles, a viagem a Paris não é tão romântico e sonhador, como seria de esperar.
A Síndrome de Paris, e foi descoberto pelo professor Hiroaki Ota, um psiquiatra japonês que trabalhava na França e que analisou um total de 63 pacientes do país nipônico, entre 1988 e 2004, que haviam sido hospitalizados em seu apartamento com um agudo caso de este fenômeno.
Os principais sintomas que as expectativas dos turistas analisados foram fortes tonturas, suores, aumento da frequência cardíaca, psicoses, alucinações, clínico ou perda da sensação de realidade. Os resultados do estudo liderado por Ota foram publicados em 2004 na revista francesa Nervure e concluiu-se que o longo trajeto até a Europa, o jet lag e o choque cultural podem ser as principais causas desta síndrome. Para isso teria que somar as barreiras relacionadas com o idioma, com o modo de vida ou com o próprio clima.
Um ambiente que poderia até mesmo chegar a despertar neles um quadro de doença mental. O doutor Nicolas Geeraert, psicólogo na Universidade inglesa de Essex, foi estudado também durante anos, o choque cultural entre os alunos estrangeiros e aponta que não é de admirar que um choque como esse possa ser o desencadeador de um transtorno mental latente que não havia sido detectado anteriormente”.
A imagem idílica de Paris torna-se para muitos desses japoneses em seu pior pesadelo, mas o número de casos relatados a cada ano, por parte da embaixada japonesa na capital francesa é tão baixo que não se pode chegar a considerar a situação como um problema. Embora, isso sim, deixam suas portas abertas para casos de extrema urgência no caso de que fosse necessário a hospitalização de algum compatriota.
Fonte: IFLSIENCE
Tags: Japão, psicologia, Síndrome de Paris e Turismo.
Por que os japoneses são marean quando visitam Paris?