Por que as pessoas com tatuagens suar menos?

Parece uma vantagem, certo? Pois, na verdade, é o contrário

Foto: Creative Commons (Pixabay)
Até o momento, as tatuagens não tinham efeitos adversos, excetuando-se os riscos de falta de higiene ou a toxicidade de algumas tintas. Mas uma nova pesquisa encontrou um problema para a saúde das pessoas tatuadas: sudan menos.
Isto, que em princípio pode parecer positivo, não é. Quando o tatuador deposita a tinta em nossa pele, esta penetra entre três e cinco milímetros, onde está localizada a camada dérmica. Essa camada é a que, precisamente, que contém as glândulas sudoríparas, que produzem o suor. Esse fluido, tão desagradável para alguns, tem um papel muito importante na hora de termorregular nosso organismo.
Suspeitar as conseqüências disto é bastante simples. Não obstante, para pôr à prova essa teoria, os pesquisadores contaram com dez voluntários (uma amostra muito reduzida), todos os homens da idade de cerca de 21 anos, que pareciam uma tatuagem em uma área circular de um dos lados de seu corpo e cujo tamanho era de, pelo menos, 5,2 centímetros. Primeiro eles fizeram suar, com o fim de coletar amostras de seu suor nas áreas tatuadas e em outras áreas do lado oposto do corpo.
Os resultados não deixaram dúvidas: encontraram uma quantidade de suor significativamente menor (53%) nas áreas onde os voluntários tinham localizado o tattoo. Estas áreas também apresentavam uma maior concentração de sódio (64%). Além disso, os resultados obtidos eram iguais em pessoas que levavam anos com a tatuagem que aqueles que o haviam feito recentemente.
Portanto, a conclusão dos pesquisadores é que as pessoas com tatuagens sudão muito menos e, além disso, têm dificuldade para absorver completamente o sódio, o que cria uma clara interferência na resposta sudorípara de nosso corpo.
Via | iflscience.com
Por que as pessoas com tatuagens suar menos?