Os tomates cortados ao meio, o câncer de pele

Mas em testes realizados com ratos mostram que esse benefício só afeta os machos

Além do creme solar, a ciência descobriu outra ferramenta muito útil para prevenir o câncer de pele, e é o tomate. Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Ciências Alimentares, Agrícolas e Ambientais do Estado de Ohio, foi descoberto que este fruto contém um nutriente que reduz até 50% o aparecimento de tumores na pele.
Os pesquisadores alimentaram um grupo de ratos com pó de tomate durante mais de trinta semanas e, em seguida, submeteram-se aos efeitos das radiações ultravioletas. E o resultado foi que os exemplares que tinham consumido desta dieta mostraram 50% menos risco de desenvolver câncer de pele do que os que não haviam sido alimentados com essência de tomate.
E a chave está em um dos componentes desta verdura, o licopeno, que é o composto químico responsável, entre outras coisas, da cor do olho característico dos tomates.
A parte má do estudo é que esse efeito benéfico só se manifestava nos ratos macho. As fêmeas, ao contrário, desenvolviam o mesmo percentual de tumores com independência de que tivessem comido ou não de tomate.
Os tomates cortados ao meio, o câncer de pele