O que é o perigoso ‘afogamento em seco’?

Uma criança de quatro anos foi morto no Texas por esta causa

Os pais costumam ter um cuidado especial nesta época do ano, com seus filhos quando vão para piscinas, praias e lagos, com o fim de que seus filhos não tenham um acidente na água e podem se afogar. Muito poucos sabem que existe outro tipo de acidente fatídico chamado “afogamento seco, o qual ocorre quando os pulmões de uma pessoa estão desactivados para extrair o oxigênio do ar por várias razões (prender a respiração, paralisia muscular…).
Infelizmente, alguns pais de Texas descobriram muito tarde em que consistia. Levaram seu filho de quatro anos a nadar ao dique do Texas, sem nenhum problema aparente na excursão. Mas, dias depois, o pequeno começou a mostrar sintomas difusos, como vômitos, diarréia e dores no estômago. Como é normal, os pais não relacionaram estes sintomas com o banho na represa, mas uma semana depois, Ela faleceu.
“Baby Frankie” died hours after a swim at the Texas City Dike from an apparent “dry drowning.” https://t.co/hIJ6wTBt2Upic.twitter.com/5nZk8UZJAU

— ABC13 Houston (@abc13houston) 7 de junho de 2017

Ao fazer a autópsia, os pais relataram à família de que a criança tinha líquido em seus pulmões, e também perto do coração. Segundo ele pega um meio de Chicago, a doutora Kay Leaming-Van Zandt explicou que para se afogar “só faz falta uma fração de segundo, não é tão dramático como vemos nos filmes”. Segundo explica, o chamado afogamento seco ou secundário, ocorre depois que uma pessoa engolir água e pode vir a ocorrer dias ou horas depois do banho. Entre os sintomas que há que se observar, além dos que sofreu Frank, está tosse persistente, sonolência e fadiga.
Fonte: wgntv.com
O que é o perigoso 'afogamento em seco'?