O que é a isquemia cerebral que sofreu Maria Teresa Campos?

A popular apresentadora foi internada de urgência na Unidade de Avc do hospital madrileno

Pode Te interessar…

O Comer chocolate previne o avc?
Fazem com que pessoas paralisadas voltem a andar
Manual para não morrer
A popular jornalista e apresentadora de tv está consciente e estável, depois de ter sido internada em caráter de urgência na Fundação Jiménez Díaz de Madrid. De acordo com o relatório médico, Maria Meresa Campos sofreu “uma isquemia cerebral no território vertebrobasilar” (em referência às duas artérias vertebrais, que se unem formando o chamado tronco basilar). Mas, qual é a gravidade que envolve a sofrer um episódio como o seu?
A isquemia cerebral é uma doença cardiovascular, que pode ocorrer por uma diminuição do aporte sanguíneo ao cérebro, ou por uma hemorragia nos vasos cerebrais.
Os especialistas costumam ser de três modalidades principais. A mais comum, é quando a isquemia é causada por uma obstrução das artérias que acaba causando uma trombose. Mas também pode ser devido a uma estenose ou estreitamento das artérias, ou por uma embolia de origem cardíaca.
Os sintomas que indicam que uma pessoa está a ponto de sofrer uma isquemia podem variar muito, dependendo do local do corpo onde se encontre a artéria afetada. Mas, entre os mais comuns estão os tonturas. E esse foi justamente um dos que experimentou Maria Teresa Campos, já que ele foi ao hospital após sofrer um desmaio repentino no chuveiro. Mas também pode ocorrer uma perda momentânea da visão, sensação de que as pontas adormecer, dores de cabeça… nos casos mais extremos, a pessoa pode cair até mesmo em coma.
Os fumantes e as pessoas com o colesterol elevado formam o principal grupo de risco. Em relação à gravidade do ataque depende muito de cada caso. Geralmente, quanto mais grossos são os vasos sanguíneos afetados, maior é a possibilidade de que a isquemia produza sequelas no paciente.
Os especialistas afirmam que as primeiras setenta e duas horas são cruciais e que, em muitos casos, pode-se estabilizar o paciente, sem que o ataque lhe produza nenhuma sequela. Mas, os mais graves, a isquemia pode afetar as áreas motoras do cérebro, ou as relacionadas com a linguagem ou a visão.
Felizmente, no caso de Maria Teresa Campos, parece que seu estado atual é bom e que tudo vai ficar em um simples susto. De todas formas, há que esperar o que diga a parte seguinte médico. Quando chega esse momento, aqui desejamos-lhe uma rápida e total recuperação.
O que é a isquemia cerebral que sofreu Maria Teresa Campos?