Morrer engasgado é mais fácil do que parece

O famoso fisiculturista Dallas McCarver foi morto após asfixia enquanto janta. E, a cada ano morrem por esta causa cerca de 1400 pessoas em Portugal

Aos 26 anos, norte-americanos Dallas McCarver era uma estrela no mundo do culturismo, mas morreu enquanto janta em sua casa. E a causa não era outra que asfixia com um pedaço de carne. Pode parecer algo anedótico, mas esta forma de morrer é mais comum do que se pensa.
Segundo dados fornecidos pela Fundação Mapfre em 2016, escapa morrem por ano cerca de 1.400 pessoas por esta razão. E, nos Estados Unidos, alguns estudos situam as mortes causadas por atragantamiento por cima até mesmo de suicídios.
Entre as crianças, as causas de atragantamiento mais comuns são engolir bolinhas de gude ou outro tipo de objetos, mas também se dão casos provocados pro almoço. Os alimentos que provocam mais atragantamientos para crianças são os frutos secos, as salsichas, os caramelos, os chocolates, a cenoura e a maçã crua, a carne e as espinhas de peixe. Em contrapartida, entre os adultos, a carne é a principal causa deste problema.
O atragantamiento ocorre quando tentamos engolir algo grande demais para passar através da traquea, o que faz com que fique preso, impedindo de respirar. Se a pessoa pode tossir considera-se que a obstrução não é total, e o objeto engasgado se pode expulsar tossindo com mais força ou dando uns golpes nas costas do afetado.
Mas se não é assim, convém agir e pedir ajuda, ou, se têm conhecimento de primeiros socorros aplicar a chamada manobra de Heimlich. Os especialistas consideram que as vias devem libertar-se em um prazo que não exceda de quatro minutos para evitar resultados como o de Dallas McCarver.
Morrer engasgado é mais fácil do que parece