Esta ideia maluca pretendese que ele perca o medo de ir ao dentista

Não se pode negar que é bastante original, mas, será que funciona?

Que levante a mão aquele que não dá pavor de ir ao dentista. Ninguém? Entendemos, nós não temos levantado. É um medo tão comum, que muitos são os que se disputam em evitar esse medo para a maioria da sociedade.
Poderia tornar-se ir ao dentista, ao equivalente em dar um passeio pela praia? Provavelmente sua primeira resposta seja não, mas é o que estão tentando um grupo de cientistas britânicos. Para isso, tentou colocar os pacientes óculos de realidade virtual, enquanto se sentavam na temível cadeira do dentista, com o fim de descobrir se isso poderia reduzir os níveis de ansiedade. A técnica, batizada de ‘Bottled nature’ (natureza engarrafada), com o objetivo de ajudar muita gente a superar o medo do dentista. Mas, como é evidente, não funciona com todo mundo.
O estudo, publicado na revista especializada Environment and Behaviour, assegura que “a ideia é que se envolvemos a natureza em uma situação de estresse, tal como a consulta de um dentista, a pessoa deveria ter um benefício similar ao da pol da realidade”.

De acordo com Sabine Pahl, coautora do estudo, “sabemos das vantagens do ambiente natural em termos psicológicos e fisiológicos: a gente se sente mais relaxada e restaura seus recursos cognitivos. Sabemos também que, quando se trata de ir para a visita do cirurgião-dentista, muitas pessoas sentem uma grande ansiedade, razão pela qual a sua dentição está em pior estado, já que têm a faltar aos seus compromissos por medo”.
Já que é impossível dar um tranquilo passeio pela praia, o campo ou para a floresta, enquanto o dentista faz o seu trabalho, os pesquisadores pensaram em trazer a natureza em forma de realidade virtual para a consulta e verificar o que ocorria. Para isso, contaram com 70 voluntários que foram divididos em três grupos: um que recebeu a atenção padrão, outro que foi tratado, enquanto desfrutava de um ambiente urbano em realidade virtual e, por último, um que se submeteu ao tratamento, enquanto desfrutava de uma paisagem de praia através de uns óculos de realidade virtual.
Segundo os pesquisadores, “a dor foi muito menor no grupo de pessoas que realizaram o tratamento enquanto desfrutavam da praia, através da realidade virtual. A descoberta é importante para nós, já que ao colocar um outro grupo com esse tipo de tecnologia, mas em um ambiente urbano, pudemos verificar que não eram as imagens apenas o que lhes distraia. De fato, a resposta entre os pacientes que receberam a atenção padrão e os que foram mergulhadas em um ambiente urbano era praticamente a mesma”.
Fonte: BBC
Esta ideia maluca pretendese que ele perca o medo de ir ao dentista