Descobrem que o bemestar que produz o exercício é um placebo

Uma investigação revela que o esporte só produz prazer a quem o vê como algo divertido, e não como uma disciplina

Para muitas pessoas, o esporte é sinônimo de esforço, cansaço e, até mesmo, dor. Mas, você realmente tem que sofrer para se sentir bem? Pois parece ser que não. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Freiburg, na Alemanha, revelou que os benefícios do exercício físico são maiores para aquelas pessoas que têm uma atitude positiva a hora de treinar.
Os autores dele studio realizaram um experimento com um grupo de setenta voluntários que tiveram que exercitar-se durante meia agora em uma bicicleta estática. Os participantes da prova foram divididos em dois grupos. E, antes de começar o treino, os do primeiro, que se lhes deu uma palestra a que se lhes falava do bem-estar que sentia praticando esporte, e do fraco sofrimento que implicava. Enquanto que os do segundo se disse o contrário. Que era impossível obter resultados evidentes se não se esforçavam-se até o limite do sofrimento.
Os pesquisadores mediram a atividade cerebral de todos eles, enquanto treinavam na bicicleta, e o resultado foi que os membros do primeiro grupo mostraram menos estresse e esgotamento físico. Pelo contrário, os do segundo estavam evidentemente mais cansados e afirmavam que a experiência tinha sido dura.
Para os pesquisadores, esses resultados sugerem que o exercício há um evidente efeito placebo, e que, se a nossa atitude para com o treino é positiva, os resultados que se obtêm são mais evidentes. É dizer, que o exercício só proporciona uma sensação de bem-estar para as pessoas que se aproximam ao treino com a intenção de desfrutar da experiência.
Mas, além disso, o experimento também demonstrou que as pessoas que se consideravam a si mesmas em boa forma física (com independência de que realmente o fossem, ou não), gostar muito mais do treinamento e obtinham uma maior sensação de bem-estar.
Estes resultados abrem a porta a desenhar novas estratégias para motivar as pessoas relutantes em fazer exercício, mostrando-lhes o esporte como uma atividade lúdica e divertida, e não como uma rotina que exige esforço e sacrifício.
Fonte: ScienceDaily.
Descobrem que o bemestar que produz o exercício é um placebo