Descobrem que dois aviões da II Guerra Mundial perdidos em Papua Nova Guiné

Dois bombardeiros B-25 que foram derrubados sobre o mar

A ilha de Nova Guiné foi um dos muitos cenários de guerra em que se travou a Guerra do Pacífico. Os japoneses conquistaram o território, em 1942, e, dada a sua proximidade com a Austrália, o general Douglas MacArthur ordenou iniciar o contra-ataque o mais rapidamente possível. Aquela campanha se estendeu também para as vizinhas Ilhas Salomão, onde (entre 1942 e 1943) livrou-se de crucial da campanha de Guadalcanal.
Logicamente, toda Nova Guiné está cheia de verdadeiras relíquias que recordam daquela contenda. E agora acabam de aparecer outras duas. Trata-Se de dois bombardeiros B-25 do exército americano, que foram encontrados no fundo do mar por mergulhadores do projecto Recover, destinado a recuperar a maior parte possível de restos de guerra.
Os aviões estão, como era de se esperar, muito oxidados. Ainda assim você planeja tirá-los do fundo do mar para exibi-los em um museu local. De qualquer forma, ao longo de todo o território de Papua Nova Guiné, pode-se encontrar numerosos restos de guerra da II Guerra Mundial, incluindo tanques e baterias de canhões. Nesta reportagem, mostramos vários deles.
Descobrem que dois aviões da II Guerra Mundial perdidos em Papua Nova Guiné