Descobrem por que é perigoso fumar na gravidez

Apesar de que se acreditava que a nicotina era a principal culpado, os cientistas colocam o foco em outras moléculas: os radicais livres

Que fumar é ruim para o feto é algo que já sabíamos. Mas como muitas vezes acontece em ciência, muitas vezes sabemos o que acontece, mas não exatamente por que isso acontece. Ou pensamos que certas causas têm muito peso quando, então, não é assim. E isso é o que parece que acontece no caso do tabaco e o dano ao feto.
Tradicionalmente, acreditou-se que a nicotina era a principal culpada dos problemas que sofrem os bebês cujas mães têm fumado durante a gravidez. Mas agora de um trabalho, que se publica na revista ” American Journal of Physiology coloca o foco em outra questão.
A causa que agora se põe sobre a mesa são os radicais livres. Estas moléculas são substâncias que ocorrem a partir do fumo do tabaco e cuja principal propriedade é prejudicial, que têm um alto poder oxidante.
O que significa que podem oxidar outras moléculas? A oxidação é um dos processos que pode causar danos às células e aos tecidos. Portanto, este é o mecanismo proposto para explicar muitos dos problemas que afetam os filhos de mães que fumam, como por exemplo, fibrose pulmonar (pulmões rígidos com baixa capacidade) ou um maior risco de infecções pulmonares.
O consumo de tabaco, a mãe também pode produzir alterações no crescimento do feto, devido a que o sangue que lhe chegará estará menos oxigenada. Isso pode fazer com que o futuro bebê nasça menos desenvolvido e com um menor peso. Assim que, agora que se conhecem melhor as consequências, com mais razão nada de tabaco durante a gravidez.
Descobrem por que é perigoso fumar na gravidez