Cuidado com as lentes que você usa! Podem destruílo o olho

Uma pesquisa revela perigosos microorganismos que fazem ninhos nas lentes de contato que são usados para disfarçar

Qualquer pessoa que use lentes de contato regularmente, já sabe que tem que ter muito cuidado com a higiene das mesmas para evitar problemas oculares, que podem ir desde a conjunctivitis a outros muito mais graves. Mas os problemas podem ser ainda maiores em pessoas que usam lentes de contacto para se disfarçar.
Um estudo realizado por pesquisadores do Forensic Chemistry Center, United States Food and Drug Administration, em Ohio, analisou 258 modelos de lentes de contacto com fins decorativos, que eram vendidos nos Estados Unidos (algumas delas, sem a autorização dos organismos de saúde), e constatou que todas elas estavam contaminadas com microrganismos muito perigosos para o olho humano. Até mesmo, as que se estavam autorizadas.
Sim, as diferenças entre os níveis de poluição de umas e outras, era considerável. Entre as não autorizadas, a proporção de lentes afetadas era de 60%, enquanto que nas legislativas só que era de 4%.
Entre os microrganismos detectados é o Bacillus cereus, causador da endoftalmitis, uma infecção que afeta todo o globo ocular, incluindo o interior do mesmo, provocando vermelhidão e perda de visão progressiva. Em casos mais graves causa da cegueira total e obriga a remover o olho. Também foi detectada a presença de Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria que produz enzimas que causam danos irreversíveis na córnea.
Há que se lembrar que o estudo foi realizado nos Estados Unidos, mas, em nosso país, também foi dada pontualmente casos semelhantes. Como o que aconteceu em 2013, quando o Ministério da Saúde mandou retirar do mercado um monte de lentes de contacto de uma marca reconhecida, que estavam contaminadas com Bacillus cereus.
Cuidado com as lentes que você usa! Podem destruílo o olho