Com esta refeição vai perder o medo de voar (ou assim eles dizem)

Asseguram que também serve para acalmar os nervos, a “assentar” e o seu estômago e até mesmo lutar contra o jet lag

Apesar dos tempos que correm, nós continuamos buscando soluções milagrosas para quase qualquer coisa: cruzar os dedos, dê uma moeda a uma fonte e pedir um desejo ou jogar na loteria são algumas delas. Em outras, contribuímos com algo mais do que sucata do nosso bolso e um inocente otimismo em quantidades industriais e nos curramos algo mais. É o caso de Charles Spence, um professor de Oxford, que afirma ter criado um menu que “reforça o sistema imunológico, acalma os nervos, assenta o estômago e ainda combate o desfasamento horário.
O milagroso menu, que está sendo testado atualmente pela companhia aérea Transavia, inclui ingredientes como a echinacea, uma erva utilizada por a ‘medicina’ alternativa para o resfriado comum ou infecções vaginais por fungos, cuja eficácia não tenha sido demonstrada. Também se pode degustar sorvete de alcaçuz, chá verde relaxante, panquecas de arroz de lavanda, barras energéticas ou snacks ricos em umami, considerado o quinto sabor.

Conforme explica o Telegraph, “os ingredientes foram especialmente selecionados para aumentar a felicidade, relaxamento e bem-estar”. Segundo o professor Spence, que ajudou o chef Heston Blumenthal a criação de muitas de suas obras-primas culinárias, a echinacea e o alcaçuz preto “, ajudam a reduzir a tosse e constipações”. Ele também afirma que o preto do sorvete de alcaçuz também contribui para o estado de espírito dos passageiros: “O preto é contraintuitivo, já que a maioria das pessoas associam o sorvete com cores brancas ou pálidas. Isso pode ajudar a distrair os passageiros de seu estressante viagem, enquanto que também lhes surpreende e joga com sua nostalgia infantil”. O certo é que a ciência não tem evidências de nenhuma das duas coisas.
Spence tem pensado sobre o chá verde e as panquecas de arroz de lavanda para relaxar os passageiros durante a decolagem. A lavanda são atribuídas propriedades calmantes que ajudam a relaxar e ao sonho. Por outro lado, “o chá tem um alto conteúdo de polifenóis, o que significa que está cheio de antioxidantes e pode ajudar a combater o jet lag”. Esta bebida será servida junto com um biscoito crocante de algas marinhas com sabor umami. Segundo Spence, “em consequência da redução da pressão de ar, o ar seco da cabine e o ruído do motor é inibe a percepção do sabor. Mas o umami é o único dos sabores que não se anula durante o voo, a razão que leva muitas pessoas a pedir o suco de tomate ou um bloody mary”.
Finalmente, pouco antes de embarcar, os passageiros recebem uma barra energética de nozes, coberta de cogumelo, umami e pó de tomate para “reenergizar e despertar os sentidos à medida que chegam ao seu destino”.
Com esta refeição vai perder o medo de voar (ou assim eles dizem)